Elias vence corrida 1 em Interlagos e Paludo fica perto do título da Porsche Carrera Cup

Em uma sexta-feira marcada por chuva e intervenções do safety-car, Miguel Paludo praticamente assegurou o título da Porsche Carrera Cup depois de enfrentar sufoco em Interlagos. Enzo Elias venceu na classe principal, enquanto Christian Mohr triunfou na GT3 Cup

O fim de semana que marca a etapa decisiva da Porsche Cup em Interlagos começou na beira do caos. Isso porque a sexta-feira (13) das primeiras corridas da rodada tripla teve de tudo: chuva, pista seca, intervenções do safety-car e provas imprevisíveis. No molhado, Enzo Elias venceu a corrida 1 da Porsche Carrera Cup, mas quem sorriu ainda mais foi Miguel Paludo, que superou um drama na largada, caiu para último, reagiu e praticamente garantiu o título. Na classe GT3 Cup, Christian Mohr venceu pela primeira vez na categoria, enquanto Nelson Marcondes confirmou a conquista da taça da GT3 Sport.

Paludo, pouco antes da corrida, marcou a pole-position da corrida 1. A largada, por conta da chuva, foi dada com o safety-car, mas o piloto enfrentou problemas no carro e ficou parado no grid, caindo para a última posição.

Quando a bandeira verde foi acionada, Elias assumiu a liderança e superou Alceu Feldmann, que caiu para segundo. Pouco depois, Werner Neugebauer, um dos pilotos que estava entre os candidatos ao título, recolheu aos boxes com problemas e abandonou a disputa.

PORSCHE CUP; INTERLAGOS; 13 DE NOVEMBRO; CORRIDA 1;
Enzo Elias cruza linha de chegada na frente e vence na Porsche Carrera Cup em Interlagos (Foto: Luca Bassani)

Elias confirmou a vitória e cruzou a linha de chegada com 5s241 de vantagem para Alceu Feldmann, com Marçal Müller terminando a prova em terceiro. Pedrinho Aguiar foi o quarto, enquanto Lico Kaesemodel completou o top-5 no pódio.

“Foi um dia muito complexo desde a hora do classificatório porque chovia e parava, então os classificatórios foram bem difíceis, e conseguimos conquistar duas posições boas para largar. A gente viu que tinha bastante ritmo para corrida, então colocamos em prática o que a gente viu no classificatório. Abrimos uma distância segura e administramos a partir daí. Então, estou muito contente, conseguimos aplicar perfeitamente tudo o que planejamos”, disse o vencedor.

Miguel Paludo, depois de todo o drama em Interlagos, conseguiu terminar em oitavo e agora soma 187 pontos, contra 147 de Kaesemodel e 136 de Werner, com Enzo Elias em quarto, com 132, e Pedro Boesel, empatado com Aguiar e Marçal Müller, com 131.

PORSCHE CUP; INTERLAGOS; 13 DE NOVEMBRO; CORRIDA 1;
Miguel Paludo teve problemas na largada atrás do safety-car (Foto: Luca Bassani)

“Tive um problema com a bomba de combustível no começo da prova e infelizmente passou o grid inteiro e tive de largar em último”, disse Miguel. “Aí, nessas condições, toda aquela vantagem pela pole conquistada foi perdida. Procurei recuperar o possível, as adversidades surgiram e fizemos o melhor trabalho possível. Chegamos em oitavo. Agora é focar nas duas corridas de amanhã, fechar logo esse campeonato em alta e pensar também nos pontos para o overall, já que o acidente na última corrida de Endurance em Goiânia nos tirou muitos pontos”, explicou Paludo.

Com os resultados desta sexta-feira, Paludo sequer precisa largar para conquistar o título da Porsche Carrera Cup. A única possibilidade de o piloto perder o título é receber bandeira preta nas duas corridas deste sábado, o que mudaria os resultados passíveis de descartes no campeonato.

Renan Pizii, em décimo na classificação geral, foi o vencedor na classe Porsche Carrera Cup Sport, seguido por Rouman Ziemkiewicz e Eduardo Azevedo. Maurizio Billi foi o quarto e Rodrigo Mello completou o pódio com os cinco primeiros.

PORSCHE CUP; INTERLAGOS; 13 DE NOVEMBRO; CORRIDA 1;
Christian Mohr passa Nelson Marcondes e brilha na GT3 Cup (Foto: Luca Bassani)

Na GT3 Cup, a largada também foi dada com safety-car, com Chico Horta na frente, seguido por Nelson Marcondes, Christian Mohr, Lucas Salles e Nelson Monteiro. Dentre eles, Mohr tornou-se o grande destaque no molhado ao fazer as ultrapassagens sobre Marcondes, no S do Senna, e pouco depois, na saída do Laranjinha, o piloto fez a ultrapassagem sobre Horta para alcançar a primeira posição.

Urubatan Jr. terminou na segunda posição, com Nelson Marcondes em terceiro. Com o resultado, Marcondes confirmou a conquista do título na classe GT3 Sport. Nelson Monteiro foi o quarto, com Salles em quinto e Chico Horta em sexto. Zeca Feffer foi o sétimo, seguido por Paulo Totaro, Bruno Campos e André Gaidzinski fechando o top-10.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.