Paludo domina e vence corrida de abertura da Porsche Carrera Cup 2021 no Velocitta

Depois de correr no Circuito das Américas pela Nascar Xfinity Series, Miguel Paludo voltou ao Brasil para disputar a abertura da temporada 2021 da Porsche Carrera Cup. O hexacampeão não tomou conhecimento da concorrência e conquistou uma vitória dominante em Mogi Guaçu. Na classe GT3, Caio Castro finalmente fez sua estreia. A prova foi vencida por Lucas Salles

Jason Dupasquier sofre acidente grave no fim da classificação da Moto3 em Mugello (Vídeo: Reprodução)

A temporada 2021 da Porsche Carrera Cup começou com o heptacampeão no topo do pódio. Miguel Paludo, hexacampeão da categoria, voltou ao Brasil especialmente para a abertura do campeonato depois de ter corrido a etapa da Nascar Xfinity Series no Circuito das Américas, na última semana. E neste sábado (29), em Mogi Guaçu, o gaúcho completou uma jornada dominante no topo do pódio. Vencedor na classificação geral e na classe Carrera Cup, Paludo foi seguido por Enzo Elias, Matheus Iorio, Werner Neugebauer e Marçal Muller. Cristiano Piquet venceu na classe Sport, enquanto Sylvio de Barros triunfou na Trophy.

Com a pista bastante molhada, fruto da chuva que deu as caras em Mogi Guaçu nas horas anteriores à largada, a Porsche Carrera Cup abriu a temporada 2021 com o hexacampeão Miguel Paludo mantendo a liderança depois de partir na pole, seguido por Matheus Iorio, com o carro #20 de Pedrinho Aguiar, que não corre neste fim de semana por estar com Covid-19.

Com experiência de sobra, Paludo tratou de abrir vantagem na liderança na Carrera Cup. Já na classe Sport, Rodrigo Mello lutava pela ponta com Fran Lara.

MIGUEL PALUDO; ENZO ELIAS; VELOCITTA; PORSCHE CUP;
Miguel Paludo venceu a corrida de abertura do campeonato, enquanto Enzo Elias foi o segundo (Foto: Luca Bassani)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

A principal disputa da corrida era entre Matheus Iorio, segundo colocado, e Enzo Elias, que pressionava o jovem concorrente no circuito interiorano. Com 6 voltas de prova, Elias fez a ultrapassagem, enquanto Matheus ficou sob a alça de mira de Werner Neugebauer. Mais atrás, Marçal Muller e Alceu Feldmann, com o carro pintado nas cores da Marlboro, vinha em sexto com o #1.

Com o desenrolar da corrida, Paludo conseguiu controlar bem a diferença para os demais, enquanto Iorio não apenas conseguiu se desvencilhar de Werner, como voltou a apertar para cima de Elias.

Mais atrás, havia uma briga interessante entre Romain Ziemkiewicz, Elias Azevedo e Sylvio de Barros, com os dois primeiros lutando na classe Sport, enquanto Sylvio acelerava com seu #5 na Trophy.

Ao passo em que a pista apresentava melhor aderência e estava um pouco mais seca, com um trilho no traçado feito pelos pilotos, as marcas foram caindo. Elias chegou a marcar a melhor volta da corrida ao aferir 1min37s463 quando restavam dois giros para a bandeirada.

Ao fim de 16 voltas, Paludo cruzou a linha de chegada com 2s156 de vantagem para Elias, enquanto Iorio completou o top-3, seguido por Neugebauer e Marçal Muller, na lista dos cinco primeiros na Carrera Cup.

Na classe Sport, a vitória ficou com Cristiano Piquet, que superou Rodrigo Mello, o segundo, enquanto Roman Ziemkiewicz foi o terceiro, à frente de Elias Azevedo e Fran Lara. Na Trophy, Sylvio de Barros completou a prova no topo do pódio.

LUCAS SALLES; PORSCHE CUP; VELOCITTA;
Lucas Salles venceu na classe GT3 neste sábado (Foto: Luca Bassani)

GT3 acelera com celebridades na pista e no pit-lane; Salles vence

Depois de um ano de intensa preparação, Caio Castro finalmente estreou na Porsche GT3 Cup e se colocou em décimo lugar no grid da segunda corrida deste sábado no Velocitta. Com a torcida de Grazi Massafera, o ator não foi o único famoso na prova, já que Edu Guedes, um habitué da Porsche Cup há muitos anos, voltou a disputar a categoria. Tanto Caio Castro como Edu Guedes estavam inscritos na classe GT3 Sport.

A corrida foi disputada com a pista bem mais seca. Salles chegou a perder a liderança da classificação geral da prova para Raijan Mascarello, mas depois conseguiu retomar a dianteira, em posições que foram mantidas até o fim da corrida. Nelson Monteiro, que veio logo atrás, completou a lista dos três primeiros da GT3.

CAIO CASTRO; PORSCHE CUP; VELOCITTA;
Caio Castro fez sua estreia na Porsche Cup (Foto: Luca Bassani)

Lineu Pires foi o vencedor na classe GT3 Sport, enquanto o topo do pódio da Trophy foi conquistado por Gustavo Farah.

Entre os famosos, Edu Guedes foi o 11º colocado na tabela absoluta da corrida depois de ter escalado seis posições ao longo da disputa, fechando em sétimo na GT3 Pro, uma posição à frente de Caio Castro.

A rodada dupla que abre a Porsche Cup Brasil em 2021 será completada neste domingo com mais duas corridas: a partir de 12h (de Brasília), largam os pilotos da Carrera Cup e, em seguida, os competidores da GT3 aceleram no Velocitta.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar