Paludo domina e vence corrida de abertura da Porsche Carrera Cup 2021 no Velocitta

Depois de correr no Circuito das Américas pela Nascar Xfinity Series, Miguel Paludo voltou ao Brasil para disputar a abertura da temporada 2021 da Porsche Carrera Cup. O hexacampeão não tomou conhecimento da concorrência e conquistou uma vitória dominante em Mogi Guaçu. Na classe GT3, Caio Castro finalmente fez sua estreia. A prova foi vencida por Lucas Salles

Jason Dupasquier sofre acidente grave no fim da classificação da Moto3 em Mugello (Vídeo: Reprodução)

A temporada 2021 da Porsche Carrera Cup começou com o heptacampeão no topo do pódio. Miguel Paludo, hexacampeão da categoria, voltou ao Brasil especialmente para a abertura do campeonato depois de ter corrido a etapa da Nascar Xfinity Series no Circuito das Américas, na última semana. E neste sábado (29), em Mogi Guaçu, o gaúcho completou uma jornada dominante no topo do pódio. Vencedor na classificação geral e na classe Carrera Cup, Paludo foi seguido por Enzo Elias, Matheus Iorio, Werner Neugebauer e Marçal Muller. Cristiano Piquet venceu na classe Sport, enquanto Sylvio de Barros triunfou na Trophy.

Com a pista bastante molhada, fruto da chuva que deu as caras em Mogi Guaçu nas horas anteriores à largada, a Porsche Carrera Cup abriu a temporada 2021 com o hexacampeão Miguel Paludo mantendo a liderança depois de partir na pole, seguido por Matheus Iorio, com o carro #20 de Pedrinho Aguiar, que não corre neste fim de semana por estar com Covid-19.

Com experiência de sobra, Paludo tratou de abrir vantagem na liderança na Carrera Cup. Já na classe Sport, Rodrigo Mello lutava pela ponta com Fran Lara.

MIGUEL PALUDO; ENZO ELIAS; VELOCITTA; PORSCHE CUP;
Miguel Paludo venceu a corrida de abertura do campeonato, enquanto Enzo Elias foi o segundo (Foto: Luca Bassani)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

A principal disputa da corrida era entre Matheus Iorio, segundo colocado, e Enzo Elias, que pressionava o jovem concorrente no circuito interiorano. Com 6 voltas de prova, Elias fez a ultrapassagem, enquanto Matheus ficou sob a alça de mira de Werner Neugebauer. Mais atrás, Marçal Muller e Alceu Feldmann, com o carro pintado nas cores da Marlboro, vinha em sexto com o #1.

Com o desenrolar da corrida, Paludo conseguiu controlar bem a diferença para os demais, enquanto Iorio não apenas conseguiu se desvencilhar de Werner, como voltou a apertar para cima de Elias.

Mais atrás, havia uma briga interessante entre Romain Ziemkiewicz, Elias Azevedo e Sylvio de Barros, com os dois primeiros lutando na classe Sport, enquanto Sylvio acelerava com seu #5 na Trophy.

Ao passo em que a pista apresentava melhor aderência e estava um pouco mais seca, com um trilho no traçado feito pelos pilotos, as marcas foram caindo. Elias chegou a marcar a melhor volta da corrida ao aferir 1min37s463 quando restavam dois giros para a bandeirada.

Ao fim de 16 voltas, Paludo cruzou a linha de chegada com 2s156 de vantagem para Elias, enquanto Iorio completou o top-3, seguido por Neugebauer e Marçal Muller, na lista dos cinco primeiros na Carrera Cup.

Na classe Sport, a vitória ficou com Cristiano Piquet, que superou Rodrigo Mello, o segundo, enquanto Roman Ziemkiewicz foi o terceiro, à frente de Elias Azevedo e Fran Lara. Na Trophy, Sylvio de Barros completou a prova no topo do pódio.

LUCAS SALLES; PORSCHE CUP; VELOCITTA;
Lucas Salles venceu na classe GT3 neste sábado (Foto: Luca Bassani)

GT3 acelera com celebridades na pista e no pit-lane; Salles vence

Depois de um ano de intensa preparação, Caio Castro finalmente estreou na Porsche GT3 Cup e se colocou em décimo lugar no grid da segunda corrida deste sábado no Velocitta. Com a torcida de Grazi Massafera, o ator não foi o único famoso na prova, já que Edu Guedes, um habitué da Porsche Cup há muitos anos, voltou a disputar a categoria. Tanto Caio Castro como Edu Guedes estavam inscritos na classe GT3 Sport.

A corrida foi disputada com a pista bem mais seca. Salles chegou a perder a liderança da classificação geral da prova para Raijan Mascarello, mas depois conseguiu retomar a dianteira, em posições que foram mantidas até o fim da corrida. Nelson Monteiro, que veio logo atrás, completou a lista dos três primeiros da GT3.

CAIO CASTRO; PORSCHE CUP; VELOCITTA;
Caio Castro fez sua estreia na Porsche Cup (Foto: Luca Bassani)

Lineu Pires foi o vencedor na classe GT3 Sport, enquanto o topo do pódio da Trophy foi conquistado por Gustavo Farah.

Entre os famosos, Edu Guedes foi o 11º colocado na tabela absoluta da corrida depois de ter escalado seis posições ao longo da disputa, fechando em sétimo na GT3 Pro, uma posição à frente de Caio Castro.

A rodada dupla que abre a Porsche Cup Brasil em 2021 será completada neste domingo com mais duas corridas: a partir de 12h (de Brasília), largam os pilotos da Carrera Cup e, em seguida, os competidores da GT3 aceleram no Velocitta.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar