Barrichello, Camilo e Fraga estreiam no Rali dos Sertões pela equipe Mattheis em outubro

Das pistas para a terra, três dos nomes mais consagrados do automobilismo brasileiro vão fazer uma incursão pelo mundo off-road na disputa do Rali dos Sertões, a prova do gênero mais importante do país, ao longo de algumas etapas da competição que terá início no mês que vem

A edição 2020 do Rali dos Sertões, a principal prova off-road do calendário brasileiro, vai contar com três grandes nomes oriundos das pistas de corrida. Pela primeira vez na competição, Rubens Barrichello, recordista de largadas na Fórmula 1 e campeão da Stock Car em 2014; Thiago Camilo, três vezes vencedor da Corrida do Milhão e Felipe Fraga, que faturou a prova milionária em 2016 e foi campeão da Stock Car no mesmo ano, vão integrar a nova equipe RMattheis, chefiada por Rodolpho Mattheis, no rali, soube o GRANDE PRÊMIO.

O filho de Andreas Mattheis, aliás, tem um histórico como piloto de rali. O carioca, que hoje é dono de equipe da Stock Car, já competiu no Sertões e no Dakar nas motos, faturando o título da classe Maratona da principal competição do off-road mundial, entre Argentina e Chile no começo de 2009.

O trio de pilotos vai participar em uma equipe de convidados, ou seja, não vai disputar de maneira conjunta, mas sim se revezar ao volante de um Buggy com motor V8 baseado no propulsor da Stock Car e é desenvolvido pela Giaffone Racing e que terá como navegador o experiente Edu Bampi.

O projeto não nasceu de hoje. Barrichello e Camilo aproveitaram os últimos três meses para intensificar a preparação como forma de pegar a manha da pilotagem em pista de terra numa pista montada pela equipe na serra carioca, perto de Petrópolis, cidade onde está localizada a Mattheis. Thiago é piloto da Ipiranga/A.Mattheis, enquanto Barrichello compete pela Full Time.

O Sertões 2020 vai ter largada em 30 de outubro, no circuito VeloCittà em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, e tem encerramento previsto para Barreirinhas, no Maranhão, em 7 de novembro.

Barrichello e Camilo, que disputam de forma integral a temporada 2020 da Stock Car, vão se deslocar para Curitiba para a rodada dupla da categoria, marcada para os dias 7 e 8 de novembro. A tendência é que Fraga, que neste ano atua no automobilismo europeu e corre competições como o Mundial de Endurance e o Intercontinental Challenge, encerre a participação do quarteto no Sertões no Maranhão.

Rubens tem uma experiência breve com o rali ao organizar e competir em uma prova realizada no Parque São Jorge, antigo estádio do Corinthians, em 2011. Na ocasião, vários pilotos aceleraram com um mesmo modelo de carro, da Mini Cooper, em evento que contou com a presença de nomes como Tony Kanaan, Nelsinho Piquet, Helio Castroneves e o vencedor do chamado Rali de São Paulo, João Paulo de Oliveira.

Fraga também é bastante familiarizado aos ralis e nunca escondeu a vontade de fazer um Sertões. O piloto, que é sócio de uma concessionária de UTVs — veículos utilitários que integram os grids das principais competições do off-road mundial, como o Sertões e do Dakar —, vai ter a chance de participar do maior rali do Brasil pela primeira vez. Em setembro, Fraga foi um dos brasileiros que competiu nas 24 Horas de Le Mans.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.