Carros: Peterhansel/Cottret vence outra vez e ameaça definitivamente reinado de Roma no Rali Dakar

Em mais um dia marcado pelo domínio da Mini, dupla francesa completou nono estágio em 4h17min53s e diminuiu para pouco mais de 12min a desvantagem para Nani Roma/Michel Perin, líderes na geral. Sainz abandona e brasileiros encostam no top-10

9ª etapa  
Calama (CHI) – Iquique (CHI)  
Deslocamento: 37 km  
Trecho cronometrado: 422 km  
Percurso total: 459 km

A reação da dupla Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret não para. Nesta terça-feira (14), na nona especial da edição de 2014 do Rali Dakar – entre Calama e Iquique, no Chile –, o duo da Mini voltou a vencer um estágio. Com o tempo de 4h17min53s para percorrer os 422km do trecho cronometrado, ambos terminaram o dia com 2min17s de vantagem para Nasser Al-Attiyah/Lucas Cruz, com outra Mini.
 
O grande trunfo, no entanto, foi conseguir concluir a nona etapa 11min36s à frente de Nani Roma/Michel Perin, ainda líderes da competição entre os carros, mas com cada vez menos vantagem na soma dos tempos e com a sombra de Peterhansel/Cottret cada vez mais ameaçadora – agora são apenas 12min10s separando ambos.
Stéphane Peterhansel (Foto: Frederic Le Floch/DPPI)
Orlando Teranova e Paulo Fiuza completaram a quadra da Mini na primeira especial feita inteira em território chileno, com Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz em quinto.
 
Além de Roma/Perin e Peterhansel/Cottret nas duas primeiras posições, Terranova/Fiuza aparece em terceiro, com Al-Attiyah/Cruz em quarto e De Villiers/Zitzewitz fechando o top-5 na soma total dos tempos agregados dos nove dias de competição.

O dia, entretanto, foi melancólico para Carlos Sainz/Timo Gottschalk, que vinham em sexto lugar. O duo da SMG enfrentou problemas mecânicos e, sem conseguir completar a especial, abandonou a disputa deste ano. 

 
Já para os únicos brasileiros ainda em ação no Dakar 2014, o dia foi extremamente positivo. Representando a equipe Mitsubishi Petrobras, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad chegaram a Iquique na 14ª colocação e subiram novamente na classificação geral, ocupando agora o 11º posto, 4h45min04 atrás dos líderes.
 
Rali Dakar 2014, carros, resultados após 9 estágios:
1 Nani ROMA ESP Mini   34:15:37 9 estágios
Michel PERIN FRA  
2 Stéphane PETERHANSEL FRA Mini   +12:10  
Jean-Paul COTTRET FRA    
3 Orlando TERRANOVA ARG Mini   +54:33  
Paulo FIUZA POR    
4 Nasser AL-ATTIYAH CAT Mini   +59:46  
Lucas CRUZ ESP    
5 Giniel DE VILLIERS AFS Toyota   +59:46  
Dirk von ZITZEWITZ ALE    
11 Guilherme SPINELLI BRA Mitsubishi   +4:45:04  
Youssef HADDAD BRA    

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube