Em dia de neve no deserto, Brabec vence em Riad e segue líder do Dakar nas motos

Na esteira de um dia que começou com muito frio e até neve em uma das cidades do Dakar, Neom, Ricky Brabec venceu a sexta especial do mais importante rali do mundo e ampliou sua vantagem na liderança antes do dia de descanso em Riad. Kevin Benavides, que vinha em segundo, sofreu duro revés e teve o motor da sua moto quebrado a 44 km da zona de meta. O chileno Pablo Quintanilla está em segundo no geral, porém pouco mais de 20min atrás do líder

6ª etapa – Ha’il – Riad
Trecho de especial: 477 km
Deslocamentos: 353 km
Trecho total: 830 km
 
Ricky Brabec vai para o dia de descanso da edição 2020 do Rali Dakar na liderança nas motos O norte-americano venceu a sexta etapa da prova, entre Ha’il e Riad, na Arábia Saudita, marcada pela neve no início da especial pela manhã em uma das cidades que fez parte da rota do Dakar, Neom. O piloto da moto #9 ampliou sua vantagem na dianteira da competição. E se a sexta-feira (10), por um lado, foi positiva para a Honda, por outro foi ruim por conta da perda de um grande concorrente à vitória: Kevin Benavides sofreu uma quebra no motor quando restavam 44 km para a chegada e até agora não completou a etapa.
 
Brabec completou o trecho cronometrado de 477 km em 4h36min28s e foi 1min34s mais rápido que Joan Barreda Bort, também da Honda, o segundo colocado. Matthias Walkner, com a KTM, terminou em terceiro, seguido por Pablo Quintanilla, da Husqvarna, e Luciano Benavides, que fechou em quinto com outra KTM, logo à frente de José Inácio Cornejo Florimo, da Honda.
Ricky Brabec segue líder do Dakar nas motos (Foto: Monster Energy Honda)
O argentino Franco Caimi colocou uma moto oficial da Yamaha no top-10 ao finalizar a especial em sétimo, seguido pelo luso Paulo Gonçalves. Stefan Svitko e Skyler Howes fecharam a relação dos dez primeiros.
 
Na primeira parte do Dakar, que descansa neste sábado e volta a acelerar no domingo, Brabec é o líder da classificação geral nas motos com 20min56s de vantagem para Quintanilla, enquanto Toby Price aparece em terceiro no geral depois de ter finalizado a especial em 11º e ter perdido 16 minutos para o líder da competição.
 
Cornejo Florimo, chileno como Quintanilla, é o quarto no geral, seguido por Barreda, Walkner, Luciano Benavides, Howes, Svitko e Caimi para fechar a relação do top-10 das motos no momento.
 

Casale mantém liderança dos quadris em dia de vitória de Vitse
 
Bicampeão do Rali Dakar nos quadriciclos, Ignacio Casale manteve a liderança geral da prova depois da sexta etapa em chegada da prova a Riad. Mas quem saiu com a vitória nesta sexta-feira foi Simon Vitse. O francês liderou praticamente todo o trecho cronometrado da especial e completou o percurso em 5h54min23s, com 6min27s de vantagem para o chileno.
 
Casale foi seguido por outros dois franceses: Alexandre Giroud e Sébastien Souday, terceiro e quarto na etapa, respectivamente. O polonês Rafal Sonik, um dos favoritos ao título do Dakar nos quadriciclos, finalizou em quinto, seguido pelo argentino Manuel Andújar.
 
A classificação geral depois de seis dias mostra Casale na frente com uma vantagem teoricamente confortável: 35min12s para Vitse, que sofreu uma punição de 4min no tempo total de prova. Sonik aparece em terceiro, mas com 1h07min17s de desvantagem para o ponteiro. Giroud e Andújar completam a relação dos cinco primeiros antes do dia do descanso do Dakar.

Paddockast #46
OS 10 MELHORES PILOTOS DA DÉCADA

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube