Latvala ganha etapas do domingo, mas Ogier confirma vitória na Espanha e se torna bicampeão mundial de rali

Após a era Sébastien Loeb, agora é a vez da era Sébastien Ogier, que confirmou o bicampeonato mundial do WRC depois de conseguir confirma o triunfo no Rali da Espanha na Catalunha apesar de Jari-Matti Latvala vencer as quatro etapas finais

Sébastien Ogier confirmou o que vinha se desenhando desde o começo do Rali da Espanha. A vitória do francês na etapa espanhola do WRC assegurou o bicampeonato mundial de rali e se retifica como o grande nome do esporte após Sébastien Loeb.
 
Ogier precisava apenas marcar mais pontos que o companheiro de Volkswagen, Jari-Matti Latvala, para ficar com o caneco, mas fez mais que isso. Dominou o rali espanhol ns sexta, controlou no sábado, e apesar de Latvala vencer as quatro etapas deste domingo (26), ainda ficou 11.3s à frente.
 
Se Kris Meeke e Thierry Neuville chegaram a ameaçar os líderes do campeonato nos primeiros trechos, acabaram vendo problemas em seus pneus e Ogier e Latvala se lançando em vantagem e mostrando que têm o domínio da categoria no momento.
Sébastien Ogier confirmou a vitória no Rali da Espanha e ficou com o bicampeonato mundial de rali (Foto: AP/Manu Fernandez)
Assim, foi Mikko Hirvonen quem aproveitou para ser o terceiro colocado, posição herdada ainda após pneu furado de Andreas Mikkelsen. Mads Ostberg seguiu, trazendo consigo Dani Sordo e Neuville. Mikkelsen teria sido o sexto, mas uma punição de 10s acabou o fazendo terminar atrás do piloto da Hyundai, em sétimo.
 
Encerrando o top-10, vieram Martin Prokop, Haydon Paddon e Nasser Al-Attiyah, piloto do WRC2. 
 
Apesar de já ter seu campeão confirmado, a temporada do WRC ainda viaja ao País de Gales, onde o Rali da Grã-Bretanha encerra o ano entre os dias 14 e 16 de novembro.

WRC, Rali da Espanha, Domingo, Final:

1 SÉBASTIEN OGIER FRA VOLKSWAGEN  3:46:44.6 18 estágios
2 JARI-MATTI LATVALA FIN VOLKSWAGEN +11.3  
3 MIKKO HIRVONEN FIN M-SPORT FORD +1:42.2  
4 MADS OSTBERG NOR CITROËN +2:13.3  
5 DANI SORDO ESP HYUNDAI +2:22.2  
6 THIERRY NEUVILLE BEL HYUNDAI +4:01.0  
7 ANDREAS MIKKELSEN NOR VOLKSWAGEN +4:02.9  
8 MARTIN PROKOP TCH CZECH FORD +8:06.8  
9 HAYDEN PADDON NZL HYUNDAI +9:12.4  
10 NASSER AL-ATTIYAH QAT M-SPORT FORD +12:39.8  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.