Na 12ª etapa do Dakar, competidores têm de superar grandes cadeias de dunas no caminho para La Serena

A edição 2014 do Rali Dakar chega a seu penúltimo dia nesta sexta-feira (17). Com deslocamento de 350 km e um trecho cronometrado de 349 km, competidores terão mais um dia difícil nas dunas a caminho de La Serena

As imagens do 11º estágio do Rali Dakar 2014

12ª etapa
El Salvador (CHI) – La Serena (CHI)
Deslocamento: 350 km
Trecho cronometrado: 349 km
Percurso total: 699 km
 
A edição 2014 do Rali Dakar chega ao seu penúltimo dia nesta sexta-feira (17) com mais um desafio nas areias chilenas. Na 12ª especial da competição, a caravana vai encarar quase 700 km entre deslocamento e trecho cronometrado, em um percurso que vai de El Salvador a La Serena.
 
Tradicionalmente, Copiapó era o local escolhido para o ponto de partida desta especial, mas a mudança foi feita para evitar a Camanchaca, a neblina que normalmente marca a manhã da região. Assim como nos dias anteriores, carros, caminhões, quadriciclos e motos terão o mesmo roteiro. 
Etapa entre El Salvador e La Serena é a penúltima do Dakar (Imagem: Reprodução)
As dunas também seguem marcando presença nesta sexta, especialmente com uma grande cadeia que terá de ser superada pelos competidores. A especial começa em um trecho de terra e pedras, mas tem sua parte final toda marcada pela areia.
 
No penúltimo dia da competição, a disputa no Dakar já está bastante encaminhada. Entre as motos, Marc Coma voltou a vencer e abriu 37min36s de vantagem para Joan Barreda. Entre os quadriciclos, Sergio Lafuente abandonou, abrindo caminho para uma vitória fácil de Ignacio Casale, que tem 1h04min32s de vantagem para Rafal Sonik. 
 
Entre os caminhões a briga segue apertada, com o trio formado por Andrey Karginov, Andrey Mokeev e Igor Devyatkin com 7min56s de vantagem para Gerard de Rooy, Tom Colsoul e Darek Rodewald. 
 
Nos carros a diferença entre os dois primeiros colocados também é pouca, mas não deve sofrer alterações já que a Mini mandou Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret segurarem o ritmo para garantir o triunfo de Nani Roma e Michel Perin. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.