Ogier controla vantagem e vence Rali da Polônia com nova dobradinha da Volkswagen. Kubica termina em oitavo

Sébastien Ogier faturou sua quinta vitória na temporada e está cada vez mais perto do tricampeonato do WRC. Agora o francês soma nada menos que 161 pontos, contra 83 de Andreas Mikkelsen. Ott Tänak terminou em terceiro lugar e voltou ao pódio depois de quase três anos

Cada vez mais próximo do tricampeonato do WRC, Sébastien Ogier consolidou o domínio no Rali da Polônia, sétima etapa da temporada 2015, e venceu a quinta prova do ano no mundial de Rali. O francês levou o Polo R #1 da Volkswagen ao topo novamente e consolidou sua vitória com o triunfo no Power Stage, garantindo não apenas os 25 pontos pela conquista como um todo, mas também três pontos extras. De quebra, viu sua vantagem aumentar ainda mais no campeonato.

E foi justamente o norueguês quem terminou em segundo lugar, garantindo mais uma dobradinha para a Volkswagen em 2015. Mikkelsen completou um bom rali, como também fez Ott Tänak. O estoniano chegou inclusive a liderar a prova nos seus primeiros estágios, mas não resistiu à melhor performance da Volkswagen de Ogier e Mikkelsen, mas ainda assim conseguiu garantir um bom terceiro lugar para a britânica M-Sport, que corre com o Ford Fiesta RS.

A dupla francesa formada por Sébastien Ogier e Julien Igrassia comemora vitória na Polônia (Foto: Best of Rally Live by Michelin/Facebook)

O bom desempenho de Tänak se faz evidente quando se vê a classificação final, com o estoniano se colocando à frente da Volkswagen de Jari-Matti Latvala. O finlandês, aliás, teve uma grande chance de chegar ao pódio, mas cometeu um erro crucial no Power Stage e chegou até a bater numa árvore. O piloto concluiu a última especial da prova, mas sem qualquer chance de alcançar o top-3 na Polônia. Foi o primeiro pódio de Tänak no WRC desde 2012.

Latvala teve de se contentar com um amargo quinto lugar, que o coloca distante até mesmo da briga pelo vice-campeonato, uma vez que já está fora da batalha pelo título do WRC. Com os problemas enfrentados no Power Stage, Jari-Matti caiu para quinto, sendo superado pelo neozelandês Hayden Paddon, da Hyundai, outro que fez um rali bem consistente na Polônia.

Neuville chegou a capotar seu Hyundai, mas ainda assim terminou em sexto na Polônia (Foto: André Lavadinho/@World/Facebook)

Por sua vez, Thierry Neuville colocou mais uma Hyundai no top-10. Mas a jornada do belga não foi nada fácil neste domingo, sobretudo depois de o piloto ter sofrido com uma capotagem no penúltimo estágio. Ainda assim, Neuville levou seu i20 ao sexto lugar na classificação geral da prova, distante 1min44s5 do vencedor, Ogier. Kris Meeke confirmou o domingo como o melhor piloto da Citroën, que foi apagadíssima na Polônia, e terminou num discreto sétimo lugar.

Por sua vez, Robert Kubica bem que tentou repetir o seu melhor resultado no WRC, sexto lugar no Rali da Argentina no ano passado. Mas o polonês, que lutou sobretudo com os carros da Hyundai, não só ficou para trás na briga pelo sexto lugar, mas acabou sendo superado por Meeke depois de ter sofrido com um furo no pneu no Power Stage, que acabou fazendo-o cair para oitavo lugar. Mads Östberg, parceiro de Meeke na Citroën, terminou em nono, enquanto Dani Sordo, bem discreto com a Hyundai neste fim de semana, ao menos somou um ponto ao finalizar a prova em décimo.

Robert Kubica terminou em oitavo lugar correndo em casa (Foto: Red Bull Content Pool/Facebook)

Com os resultados deste fim de semana na Polônia, Ogier agora soma 161 pontos, contra 83 de Andreas Mikkelsen. Östberg ainda aparece em terceiro lugar, com 69, enquanto Latvala é o quarto, com 66 pontos. Neuville fecha o top-5 da classificação do WRC após sete etapas, com 58 pontos. Já no Mundial de Construtores, a Volkswagen está muito à frente das adversárias: são 214 pontos, contra 125 da Citroën e 123 da Hyundai. A M-Sport soma 114.

A próxima etapa do Mundial de Rali é o tradicionalíssimo Rali da Finlândia, também conhecido como Rali dos 1000 Lagos. A prova será disputada entre 30 de julho e 2 de agosto. Depois, serão apenas mais cinco etapas para o desfecho da temporada 2015 do WRC.

WRC, Rali da Polônia, final: 

1 SÉBASTIEN OGIER FRA VOLKSWAGEN  2:26:11.5 19 estágios
2 ANDREAS MIKKELSEN NOR VOLKSWAGEN +11.9  
3 OTT TÄNAK EST M-SPORT FORD +23.0  
4 JARI-MATTI LATVALA FIN VOLKSWAGEN +44.7  
5 HAYDEN PADDON NZL HYUNDAI +1:14.6  
6 THIERRY NEUVILLE BEL HYUNDAI +1:44.5  
7 KRIS MEEKE IRL CITROËN +1:57.7  
8 ROBERT KUBICA POL KUBICA FORD +2:08.3  
9 MADS ÖSTBERG NOR CITROËN +2:18.2  
10 DANI SORDO ESP HYUNDAI +2:48.4  

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube