Tänak abre Rali de Monte Carlo na frente, mas Ogier assume liderança na sexta-feira

Ott Tänak venceu as duas primeiras especiais do Rali de Monte Carlo, prova que abre a temporada 2021 do Mundial de Rali, mas Sébastien Ogier, atual campeão do mundo, triunfou nas três etapas do início desta sexta-feira e ocupa a liderança parcial da disputa

No dia que marcou a estreia da Pirelli como fornecedora oficial de pneus do WRC, o Rali de Monte Carlo abriu a temporada 2021 do Mundial. A prova mais tradicional do calendário foi marcada pelo frio habitual nesta época do ano e também pelo domínio de Ott Tänak, da Hyundai, que venceu as duas especiais que abriram o rali. Mas no começo desta sexta-feira (22), Sébastien Ogier, com a Toyota, triunfou nas três etapas seguintes e assumiu a liderança no Principado.

Muito por conta do menor número de testes deste ano com os novos pneus, os pilotos foram mais cautelosos em relação às primeiras especiais. O entendimento dos competidores, segundo veicula a revista britânica Autosport, é que os novos compostos têm menos aderência no molhado, em pisos com chuva ou neve, mas esse aspecto melhora de forma considerável, superando os antigos Michelin em trechos de asfalto seco.

SÉBASTIEN OGIER; TOYOTA; WRC; WRC 2021; RALI DE MONTE CARLO;
Sébastien Ogier dominou as especiais deste começo de sexta-feira no Rali de Monte Carlo (Foto: Toyota)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Na Garagem: Jutta Kleinschmidt é primeira mulher a vencer Dakar

O primeiro dia do Rali de Monte Carlo foi marcado também pelo acidente forte sofrido pelo finlandês Teemu Suinen, que acertou o pé de um morro, capotou e despencou numa ribanceira. O Ford Fiesta guiado pelo nórdico e navegado pelo também finlandês Mikko Markkula ficou destruído, mas os competidores escaparam ilesos.

Sem problemas, o estoniano Tänak, ao lado do navegador Martin Järveoja, colocaram a Hyundai na ponta do primeiro dia em Monte Carlo e abriram vantagem de 3s3 para a dupla formada por Kalle Rovanperä e Jonne Jalttunen, que correm pela Toyota. Ogier e seu navegador, Julien Ingrassia, que sofreram forte acidente nos testes de preparação para o Rali de Monte Carlo, fecharam a quinta-feira apenas em quinto lugar, atrás dos pilotos Elfyn Evans, da Toyota, e Thierry Neuville, da Hyundai.

Mas o jogo virou em favor do heptacampeão mundial no começo desta sexta-feira. Com sólido desempenho da Toyota, Ogier venceu as especiais até agora do dia e subiu para primeiro, trazendo a reboque seu companheiro, Elfyn Evans, que subiu para segundo na classificação geral, deixando Tänak em terceiro lugar.

OTT TÄNAK; RALI DE MONTE CARLO; WRC; WRC 2021;
Ott Tänak foi o mais rápido nas especiais de quinta-feira em Monte Carlo (Foto: Hyundai)

A tabela de tempos traz Ogier com 11s3 de vantagem para Evans, enquanto Tänak agora está 24s8 atrás do líder. Rovanperä, que também perdeu duas posições em relação ao fim da quinta-feira, tem 28s2 de atraso para Ogier, enquanto Neuville já está mais distante, 1min02s7.

A sexta-feira compreende a realização de mais duas especiais, já que o oitavo trecho foi cancelado pelos organizadores da prova. Mais curto em relação aos últimos anos e sem a presença do público, em razão da pandemia, o Rali de Monte Carlo vai ter apenas três especiais no sábado e vai ser completado com outras quatro etapas no domingo.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube