Dupla Sainz/Gottschalk despenca, Roma/Perin vence estágio e retoma liderança do Dakar nos carros

Dupla da Mini completou especial de 527 km em 6h37min01s e voltou a vencer, enquanto Sainz/Gottschalk fecharam quinta-feira (9) apenas na 11ª colocação e despencaram para o sexto posto na classificação geral. Al-Attiyah e Cruz são os vice-líderes

 
5ª etapa  
Chilecito (ARG) – San Miguel de Tucumán (ARG)  
Deslocamento: 385 km  
Trecho cronometrado: 527 km  
Percurso total: 912 km

A disputa do Rali Dakar 2014 entre os carros voltou a sofrer alterações drásticas nesta quinta-feira (9), no trajeto entre Chilecito e San Miguel de Tucumán, na Argentina. A dupla Nani Roma/Michel Perin, da Mini, voltou a dar as cartas e triunfou novamente, completando a especial de 527 km em 6h37min01s.

 
O duo formado por Giniel de Villiers e Dirk von Zitzewitz, da Toyota, foi a grande surpresa do dia. Contando com as falhas e problemas dos favoritos e com o bom desempenho em um dos estágios mais complicados da prova, ambos chegaram apenas 4min20s atrás dos vencedores e mais de 15min à frente de outra zebra: Robby Gordon/Kellon Walch, norte-americanos da Hummer, que fecharam a especial dentro do top-3.
Nani Roma e Michel Perin com o Mini (Foto: Getty Images)
Na quarta colocação, ficou a dupla Orlando Terranova/Paulo Fiuza, da Mini, com Nasser Al-Attiyah e Lucas Cruz, também da Mini, no quinto posto, 21min38s atrás dos vencedores.
 
Dois dos favoritos sofreram nesta quinta-feira: Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret fechou a etapa no sexto lugar, com Carlos Sainz/Timo Gottschalk ainda mais atrás, apenas em 11º, um dia depois de categórica vitória e liderança conquistada no agregado.
 
Com os resultados de hoje, a classificação geral também sofreu alterações importantes. O duo Roma/Perin retomou a primeira posição, com 19h21min54s, e abriu boa vantagem de quase 27min para os novos vice-líderes, Al-Attiyah e Cruz.
 
A dupla Terranova/Fiuza pulou para a terceira colocação, com Peterhansel/Cottret caindo para quarto e De Villiers/Von Zitzewitz subindo para quinto. Sainz e Gottschalk despencaram da liderança para o sexto lugar, agora quase 1h atrás dos líderes.
 
Entre os brasileiros, apenas a dupla Guilherme Spinelli/Gustavo Haddad completou a especial. O duo da Mitsubishi Petrobras chegou a Tucumán na 28ª colocação, com um tempo total de 8h18min49s. Na classificação geral, ambos aparecem em 16º lugar.
 
Já a outra dubla da Mitsubishi Petrobras, Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, não apareceu na cronometragem final do dia e, até o momento, consta fora da classificação geral.

Rali Dakar 2014, carros, resultados após 5 estágios:

1 Nani ROMA ESP Mini   19:21:54 5 estágios
Michel PERIN FRA  
2 Nasser AL-ATTIYAH CAT Mini   +26:28  
Lucas CRUZ ESP    
3 Orlando TERRANOVA ARG Mini   +31:46  
Paulo FIUZA POR    
4 Stéphane PETERHANSEL FRA Mini   +39:59  
Jean-Paul COTTRET FRA    
5 Giniel DE VILLIERS AFS Toyota   +41:24  
Dirk von ZITZEWITZ ALE    
16 Guilherme SPINELLI BRA Mitsubishi   +3:25:33  
Youssef HADDAD BRA    

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.