Piloto reclama de falta de médico no Rali de Portugal e dirigente rebate: “Estava ansioso para ir para o colo da mãe”

Lorenzo Bertelli alegou que teve atendimento médico negado após sofrer um acidente durante o décimo estágio do Rali de Portugal. Presidente da Comissão de Rali da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Carlos Barbosa afirmou que o competidor recebeu atenção médica, mas “estava ansioso para ir para o colo da mãe”

O Rali de Portugal foi marcado por muita confusão. Além de ter ser roteiro alterado por conta de um incêndio florestal próximo à rota da quinta etapa do WRC, o rali também registrou uma confusão entre o piloto Lorenzo Bertelli e a organização da prova.
 
O italiano sofreu um acidente no décimo estágio da competição e depois, por meio de um comunicado da equipe FWRT, afirmou que teve atendimento médico negado após bater a cabeça na gaiola de seu Ford.
Lorenzo Bertelli é herdeiro da Prada (Foto: Divulgação/ Rali de Portugal)
Filho de Miuccia Prada, neta mais nova de Mario Prada, fundador da marca italiana, Lorenzo começou no rali em 2010 e estreou no Mundial no ano seguinte. Em 2015, Bertelli compete na divisão principal do WRC. 
 
Presidente da Comissão de Rali da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Carlos Barbosa rebateu as acusações de Bertelli, afirmou que o piloto estava acompanhado por um paramédico, mas queria que a etapa fosse interrompida porque “estava ansioso para ir para o colo da mãe”.
 
 “Lorenzo Bertelli estava muito ansioso para ir para o colo da mãe. Só isso”, disse Barbosa em entrevista à publicação britânica ‘Autosport’. “Ele queria que nós interrompêssemos o estágio para que a mãe dele pudesse vir buscá-lo de helicóptero para que ele não tivesse que esperar”, continuou.
 
“As coisas podem funcionar assim na Itália, mas não é assim que fazemos as coisas aqui em Portugal”, defendeu.
 
As duas partes, entretanto, utilizam em sua defesa um paramédico que estava assistindo a etapa no local do acidente.
 
“Nós tínhamos um paramédico com ele e ele estava reportando a condição a cada cinco ou dez minutos”, alegou Barbosa. “Ele estava completamente ok, mas ficou muito agitado e fez uma confusão por ter de esperar”, seguiu.
 
“Ele acha que o fato de ser filho da Prada [Miuccia Prada] muda tudo”, criticou.
 
Procurado pela publicação inglesa, Lorenzo voltou a afirmar que não recebeu o atendimento médico devido.
 
“Depois de 20 minutos, eu quase caí no chão e me senti realmente mal. Pedi ao Gio [Bernacchini, co-piloto] que apertasse o botão de emergência”, relatou o italiano. “Não sou medico, mas nunca senti nada parecido com isso na minha vida. Não era normal”, frisou.
 
“Depois de termos esperado duas horas, um espectador que era médico chamou a organização outra vez e disse que não podíamos esperar mais uma hora, uma hora e meia”, contou. “Qual o sentido de ter o botão, se você aperta e os organizadores não fazem nada?”, questionou.
 
O piloto reconheceu que sua mãe estava nervosa, mas reforçou que a situação foi uma “loucura”.
 
“Minha mãe estava preocupada, claro que estava”, minimizou. “Eu tive um trauma na cabeça e ela foi aos organizadores e pediu para que interrompessem o estágio e enviassem um médico”, contou.
 
“A situação foi uma loucura e eu espero que nunca mais aconteça”, completou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.