Ogier vence quatro especiais no sábado e assume liderança do Rali da Croácia no WRC

Sébastien Ogier assumiu a liderança neste sábado ao ser o grande nome dos trabalhos do dia ao lado do navegador Julien Ingrassia. A dupla heptacampeã mundial está 6s9 à frente de Elfyn Evans e Scott Martin, também da Toyota. Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe caíram de primeiro para terceiro nas cercanias de Zagreb

Sem bateria, Da Costa perde potência e liderança na abertura da última volta (Vídeo: Fórmula E)

Novidade no calendário para a temporada 2021 do WRC, o Rali da Croácia teve um sábado (24) com troca de liderança em Zagreb. Na primeira etapa toda disputada em asfalto no campeonato, Sébastien Ogier tomou a ponta ao lado do seu navegador, Julien Ingrassia, a bordo do Toyota Yaris WRC depois de um dia bastante feliz e com vitórias em quatro das oito especiais previstas desde a manhã. Em contrapartida, o então líder da prova, Thierry Neuville, viveu um dia mais complicado a bordo do Hyundai i20.

O ponto chave ao longo do sábado foi a escolha de pneus. Neuville, que corre ao lado do navegador Martijn Wydaeghe, optou por um mix entre compostos duros na dianteira e pneus macios na traseira. Mas o carro não teve o melhor desempenho no asfalto seco durante o dia ensolarado em Zagreb e caiu para segundo ainda pela manhã. Para piorar, a dupla belga teve problemas com o motor e no freio nos estágios finais da manhã.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

SÉBASTIEN OGIER; JULIEN INGRASSIA; WRC; RALI DA CROÁCIA;
Ogier e Ingrassia estão a um dia da vitória no Rali da Croácia (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Em contrapartida, Ogier e Elfyn Evans, da Toyota, optaram por usar pneus duros nas quatro rodas. A escolha se mostrou decisiva para o melhor desempenho dos carros da fábrica japonesa em Zagreb.

“Ficou muito claro que essa era a escolha certa dos pneus. Ficamos um pouco surpresos ao ver a escolha da Hyundai, mas como ainda estamos aprendendo sobre os pneus, você nunca tem 100% de certeza. Mas tomamos a decisão certa. Estava bem confiante e, felizmente para nós, isso ficou confirmado nas especiais, os pneus funcionaram bem”, destacou o heptacampeão.

Das oito especiais do dia, a Toyota só não venceu o 13º estágio da prova, que teve a vitória de Neuville e Martijn Wydaeghe. Ogier e Ingrassia levaram as especiais 9, 12, 15 e 16. Takamoto Katsuta, que corre ao lado do navegador Daniel Barritt, triunfou em dois estágios, o décimo e o 14º, enquanto Elfyn Evans venceu a 11ª especial ao lado de Scott Martin.

SÉBASTIEN OGIER; JULIEN INGRASSIA; WRC; RALI DA CROÁCIA;
Ogier e Ingrassia estão a um dia da vitória no Rali da Croácia (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Com 16 especiais já disputadas e quatro para o fim, Ogier e Ingrassia lideram com 2h06min35s8 de tempo total, 6s9 de vantagem para Evans e Scott Martin. Neuville e Martijn Wydaeghe estão em terceiro, 10s4 atrás da dupla líder, enquanto Ott Tänak e Martin Järveoja, também da Hyundai, estão em quarto, 37s8 atrás do Toyota #1.

Adrien Fourmaux, francês que corre ao lado de Renauld Jamoul a bordo do Ford Fiesta WRC da equipe britânica M-Sport, fecha em quinto a classificação provisória do Rali da Croácia em quinto lugar, mas distante 1min29s5 do tempo total de Ogier e Ingrassia.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.