Rali

Tänak confirma boa fase, vence Rali de Portugal e encosta em Ogier na luta pelo título do WRC

Ott Tänak liderou desde o começo do Rali de Portugal e confirmou a segunda vitória consecutiva neste domingo (2). Kris Meeke enfrentou problemas e perdeu a chance de completar a dobradinha da Toyota. Thierry Neuville e Sébastien Ogier completaram o pódio luso. O hexacampeão se mantém na ponta do campeonato graças ao triunfo no Power Stage

Grande Prêmio / Redação GP, de Sumaré
Ott Tänak assumiu a liderança do Rali de Portugal, sétima etapa da temporada 2019 do Mundial de Rali, na terceira especial, ainda na sexta-feira, e jamais foi superado desde então. Neste domingo (2), o estoniano confirmou sua segunda vitória consecutiva e acirrou ainda mais a luta pelo título. Thierry Neuville, da Hyundai, terminou em segundo lugar, 15s9 atrás de Tänak, e Sébsastien Ogier, da Citroën, completou o pódio, com 57s1 de atraso. 
 
O hexacampeão permanece na liderança do campeonato por ter vencido o Power Stage, estágio derradeiro que oferece pontos extras aos cinco primeiros colocados. Assim, Ogier soma um total de 142 pontos na temporada, contra 140 de Tänak e 132 de Neuville.
Ott Tänak (Foto: Toyota Gazoo Racing)
O triunfo poderia ter sido ainda maior para a Toyota se não fosse pelo abandono de Kris Meeke na penúltima especial da prova. O norte-irlandês cometeu um erro e teve seu Yaris avariado. Assim, o segundo lugar coroou um bom rali de Neuville, que venceu um total de cinco especiais, mesmo número conquistado por Tänak.
 
O estoniano comemorou muito a conquista neste domingo. “Antes do rali, sabia que seria muito difícil. Ontem à noite foi bem difícil e, no fim das contas, conseguimos. Definitivamente, é uma das minhas vitórias mais difíceis. Tivemos de lutar e tivemos muitos problemas. No Power Stage, tirei um pouco o pé porque não queria puxar a fila. Devo a Ogier a tarefa de limpar a pista na primeira etapa na Itália”, declarou o vencedor.
 
Teemu Suninen terminou a prova na quarta colocação, porém distante 2min41s5 do vencedor. Elfyn Evans completou o top-5 e ficou com atraso de 7min08s3 para o líder. Jari-Matti Latvala ainda conseguiu salvar pontos no fim de semana depois de uma jornada complicada no sábado e finalizou na sétima colocação.
 
A oitava etapa da temporada 2019 do WRC, o Rali da Itália, está marcada para dentro de duas semanas, entre 14 e 16 de junho.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.