Tänak fecha sexta-feira do Rali de Gales do WRC na liderança. Rival pelo título, Neuville é segundo

Ott Tänak tomou a liderança das mãos de Esapekka Lappi e começou a construir a vantagem de 28s sobre Thierry Neuville, líder do campeonato. Sébastien Ogier, também sonhando com a taça, aparece na quinta posição

Depois de três vitórias seguidas, talvez a quarta venha para Ott Tänak no Rali de Gales. O piloto da Toyota teve uma sexta-feira (5) das melhores e tomou a liderança das mãos do companheiro Esapekka Lappi. E mais: além de liderar após dois dias de atividades, o estoniano já abre a considerável vantagem de 28s sobre os adversários mais próximos.
 
O tal adversário mais próximo, aliás, é um bem importante. Thierry Neuville, líder do campeonato com pequena vantagem sobre Tänak, aparece 28s atrás no Rali de Gales. Apesar da distância crescente, ao belga fica a boa notícia de quebrar a dobradinha inicial da Toyota, escalando para segundo.
 
O terceiro lugar ao fim do dia ficou com Jari-Matti Latvala. O finlandês perdeu tempo na segunda metade das atividades do dia, não conseguindo de sustentar à frente de Neuville. Outro contratempo foi o impacto de uma pedra contra o para-brisa, que ficou danificado. Lappi também sofreu com o ritmo no dia, deixando o carro reclamando de problemas no balanço da Toyota. Os dois estão respectivamente 31s e 35s atrás de Tänak.
Ott Tänak no Rali de Gales (Foto: Red Bull Content Pool)

O top-5 ainda contou com o terceiro nome na briga pelo título. Sébastien Ogier começou o dia sofrendo problemas no câmbio, perdendo tanto primeira quanto segunda marcha. O equipamento foi trocado a tempo para a tarde, onde o francês recuperou parte do tempo em relação a Tänak, ficando com o déficit de 38s.

 
O top-10 fica completo com Craig Breen, Hayden Paddon, Mads Ostberg, Andreas Mikkelsen e Pontus Tidemand. A lista não conta com o piloto da casa, Elfyn Evans, que abandonou com problemas mecânicos.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.