Visivelmente irritado, Peterhansel admite ordem da X-Raid e afirma: "O jogo acabou"

Sem esconder irritação, Stéphane Peterhansel admitiu em entrevista à emissora francesa ‘FranceTV Sport’ que a X-Raid deu ordem para que seus pilotos conservem as respectivas posições no Rali Dakar. Nani Roma e Michel Perin lideram, seguidos por Peterhansel e Jean-Paul Cottret, e com Nasser Al-Attiyah e Lucas Cruz no terceiro posto

As imagens do 11º estágio do Rali Dakar 2014

Stéphane Peterhansel não escondeu sua irritação ao admitir uma ordem de equipe da X-Raid para que ele colocasse fim aos ataques em Nani Roma. O piloto espanhol lidera a classificação do Rali Dakar entre os carros com 5min32s de vantagem para o francês.
 
Em entrevista à emissora francesa ‘FranceTV Sport’, Peterhansel revelou que a ordem vem de cima e reconheceu que a disputa acabou. Na 11ª etapa, Stéphane chegou a levar a diferença para a casa dos 2min, mas deixou a vantagem de Roma aumentar mais uma vez.
Peterhansel revelou ordem para que ele e AL-Attiyah não pressionem Roma (Foto: Frederic Le Floch/DPPI)
“A tática?”, questionou Peterhansel. “A tática? Nos pediram para sermos menos rápidos nestes próximos dias e respeitar a classificação atual. A ordem vem de cima. Em resumo, o jogo acabou”, explicou o companheiro de Jean-Paul Cottret.
 
“Nós nos divertimos muito nos últimos cinco días. Aproveitamos”, reforçou. “Tínhamos 40min de desvantagem e nos colocamos a dois. Mas o jogo acabou”, completou. 
 
Nani Roma, por sua vez, negou a ordem de equipe e afirmou que o pedido da X-Raid foi apenas para que os pilotos retardassem o ritmo das especiais, para que a Mini garanta o top-3, já que Nasser Al-Attiyah e Lucas Cruz ocupam o terceiro posto na classificação.
 
“Nós conversamos dentro da equipe para assegurar as três primeiras posições, mas hoje ninguém levantou o pé do acelerador”, garantiu. “Estou contente com o resultado final e por ter passado por outra especial muito difícil. Mas não tiveram ordens reais, pois eu tive que ir com força total desde o início, até me colocar na ponta e gerir as diferenças”, frisou.
 
Roma seguiu a linha da X-Raid, que também afirma não ter dado ordens de equipe. De acordo com relatos da imprensa, Sven Quandt, dono do time, ordenou que Peterhansel e Al-Attiyah não pressionem o espanhol para evitar riscos.
 
Na manhã de quinta-feira, entretanto, a X-Raid negou a informação ao ser procurada pelo diário espanhol ‘AS’. “Não demos ordens de equipe. São nossos pilotos ‘top’ e vencerá o que for mais rápido, o mais forte”, afirmou Thomas Quandt, diretor de marketing e filho do dono da equipe. 
 
Questionado pela publicação espanhola se os pilotos tinham liberdade para competir, Thomas reforçou: “Liberdade total”.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.