Zala surpreende e vence 1ª etapa do Rali Dakar nos carros. Alonso é 11º

Vaidotas Zala, piloto lituano que defende a equipe particular Agrorodeo, aproveitou problemas com Nasser Al-Attiyah, Stéphane Peterhansel e Carlos Sainz para vencer a primeira etapa entre os carros. Fernando Alonso foi razoavelmente bem, em 11º. Nos UTVs, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin tiveram problemas e fecharam quase 2h30min atrás do líder Aron Domzala. Entre os caminhões, Anton Shibalov venceu

1ª etapa – Jeddah – Al Wajh
Trecho de especial: 319 km
Deslocamentos: 433 km
Trecho total: 752 km
 
 
A primeira etapa dos carros no Rali Dakar 2020 contou com uma surpresa: Vaidotas Zala, piloto lituano que comanda um Mini da equipe Agrorodeo, completou o estágio em 3h19min04s e ficou 2min14s à frente de Stéphane Peterhansel. A vitória veio com alguma sorte, após principais favoritos viverem uma especial problemática, mas ainda assim marca o começo da prova off-road.
 
Quem liderou os primeiros cinco pontos de checagem e dominava o estágio era Nasser Al-Attiyah, mas o catari sofreu três furos de pneu na parte final e perdeu tempo. Quem teria condições de assumir a dianteira, como Peterhansel e Carlos Sainz, também tiveram atrasos importantes e abriram a porta para Vala e Khalid Al Qassimi, outro piloto de equipe privada.
 
Com uma quebra, Al Qassimi também ficou para trás. Além de Peterhansel em segundo, Sainz fechou 2min50s atrás, em terceiro. Al-Attiyah fechou 5min33 em desvantagem para Vala. 
 
Bernhard ten Brinke, Mathieu Serradori, Orlando Terranova, Yazeed Al Rajhi, Vladimir Vasilyev e Erik van Loon, esse já 13min58s atrás, fecharam o top-10. 
 
A dupla formada por Fernando Alonso e Marc Coma, obviamente uma das grandes atrações do Dakar, teve um desempenho interessante: 11ª posição, 15min27s atrás do líder. 

Quem abandonou a prova foi Romain Dumas, que viu o carro virar uma bola de fogo e teve de deixar o bólido às pressas.

Romain Dumas (Foto: ASO)
Polonês abre na frente nos UTVs
 
Aron Domzala finalizou o estágio em 4h01min para abrir o Dakar na ponta dos UTVs. A vantagem para Casey Currie, segundo colocando, chegou a ser de quase 8min no último ponto de checagem, mas terminou em honestos 1min51s.José António Hinojo López terminou em terceiro, 5min49s atrás. 
 
O top-10 ainda foi encerrado com Chaleco López em quarto, Sergei Kariakin, Austin Jones, Aleksei Shmotev, Gerrard Farres Guell, Jesus Puras e Mitchell Guthrie fecharam a lista. 
 
O dia foi ruim para alguns dos principais nomes da competição. Cyril Despres teve problemas e fechou na 24ª posição, 51min35s atrás do líder. E a dupla brasileira, formada por Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, encerrou o dia 2h22min14s distante da dianteira e praticamente fora da disputa pela vitória do Dakar.
 
Novo vencedor também nos caminhões
 
Anton Shibalov, o russo, é o novo vencedor de especial do Dakar na competição dos caminhões. Com a Kamaz, terminou o estágio em 3h40min35s. Houve um certo golpe de sorte, é verdade, uma vez que Andrey Karginov sofreu uma queda após o último ponto de checagem, mas o resultado é o que fica. 
 
Karginov acabou caindo para sétima posição, 6min38s atrás de Shibalov. O bielorrusso Siahrei Viazovich terminou em segundo, com desvantagem de 1min33s, enquanto Janus van Kasteren terminou 3min09s depois do ponteiro.
 
Dmitry Sotnikov, Martin Macik, Martin Soltys, Karginov, Aleksandr Vasilevski, Ales Loprais e Eduard Nikolaev, este último a 11min24s do líder, fecharam o top-10. 
 
O rali segue na segunda-feira, no trecho entre Al Wajh e Neom. Serão 393 km totais, dentre os quais 367 km de especial.
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.