Caminhões: no retorno do Dakar à Argentina, Nikolaev vence Mardeev por apenas 49s na décima especial

Eduard Nikolaev mandou muito bem na passagem do Dakar pelos Andes para voltar do Chile à Argentina e venceu por 49s o compatriota Ayrat Mardeev, que segue na liderança entre os caminhões

10ª ETAPA |14 de janeiro
Calama (CHI) a Cachi (ARG)
 
Deslocamento: 520 km
Trecho cronometrado: 371 km
Percurso total: 891 km

Eduard Nikolaev controlou do início ao fim a etapa desta quarta-feira (14) do Dakar, entre Calama e Cachi, no retorno da competição ao solo argentino. Apesar disso, tratou-se de uma batalha apertada contra o compatriota e companheiro de equipe Ayrat Mardeev.

O trio Nikolaev/Yakovlev/Akhmadeev venceu por apenas 49s os adversários Mardeev/Belyaev/Svistunov nos 371 km de especial em plena Cordilheira do Andes, com trechos a mais de 4.000 metros de altitude.

Eduard Nikolaev está na disputa dos caminhões (Foto: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool)

A trifeta da Kamaz, desta vez, não aconteceu. O bielorusso Siarhei Viazovich surpreendeu ao aparecer na terceira colocação, logo à frente do tcheco Ales Loprais e do holandês Gerard de Rooy.

Mardeev segue com uma relativamente confortável vantagem de mais de dez minutos para Nikolaev, que está em segundo lugar.

O Dakar agora se encaminha para seus três últimos dias. Nesta quinta, a etapa será de Salta até Termas do Río Hondo com 194 km de trecho cronometrado para os carros. Eles deixarão a base às 8h30 (de Brasília) e devem alcançar o percurso da especial a partir das 12h05.
#GALERIA(5182)

NADA DE CONSERVADORISMO 
Diretor de competições da Pirelli, Paul Hembery entende que as estratégias de pneus nesta temporada podem se mostrar muito mais agressivas do que em 2014. A fabricante italiana não está fazendo nenhuma mudança drástica em seus compostos, apenas o pneu traseiro foi aperfeiçoado, especialmente no que diz respeito à distribuição da temperatura, que será maior agora. A ideia é melhorar o desempenho em corrida e tornar a borracha mais consistente.
 
Além disso, o composto supermacio também sofreu pequenas alterações para aumentar a "escala de trabalho", na tentativa de aumentar a possibilidade de outras táticas. Por isso, Hembery crê que 2015 será uma "evolução e não mais uma revolução" no que diz respeito à performance dos compostos.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO. 

UM ANO MAIS
Bicampeão da MotoGP e longe da categoria desde 2012, quando anunciou a precoce aposentadoria, Casey Storner renovou seu vínculo com a Honda para continuar o trabalho de desenvolvimento das motos da marca japonesa no Mundial em 2015.
 
Como piloto de testes, o australiano vai realizar ainda mais dois treinos com a fabricante nesta temporada. A primeira bateria de treinos vai acontecer em Sepang, na Malásia, entre os dias 29 e 31 de janeiro, enquanto a segunda sessão está marcada para o decorrer do campeonato, mas sem data estabelecida ainda.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

EXPECTATIVA SEMPRE ALTA
Perto de estrear na F1, Felipe Nasr admitiu que a expectativa já é bastante elevada para a primeira temporada no Mundial, especialmente por ser um piloto brasileiro. O brasiliense de 22 anos justifica a cobrança devido ao histórico vitorioso do país na principal categoria do automobilismo mundial, que teve dois tricampeões, Ayrton Senna e Nelson Piquet, além de Emerson Fittipaldi, que obteve dois títulos no início dos anos 70. Nasr também citou o sucesso do ex-colega da Williams, Felipe Massa, que chegou a disputa a taça com Lewis Hamilton em 2008.
 
Depois de terminar a GP2 em terceiro no ano passado e atuar como reserva na equipe de Grove, Nasr assinou contrato com a Sauber e já reconhece que o fato de apenas estar na F1 não significa sucesso garantido.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.