10ª ETAPA |14 de janeiro |
Calama (CHI) a Cachi (ARG) |
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Deslocamento: 520 km |
Trecho cronometrado: 371 km |
Percurso total: 891 km |
Eduard Nikolaev controlou do início ao fim a etapa desta quarta-feira (14) do Dakar, entre Calama e Cachi, no retorno da competição ao solo argentino. Apesar disso, tratou-se de uma batalha apertada contra o compatriota e companheiro de equipe Ayrat Mardeev.
O trio Nikolaev/Yakovlev/Akhmadeev venceu por apenas 49s os adversários Mardeev/Belyaev/Svistunov nos 371 km de especial em plena Cordilheira do Andes, com trechos a mais de 4.000 metros de altitude.
Eduard Nikolaev está na disputa dos caminhões (Foto: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool)
A trifeta da Kamaz, desta vez, não aconteceu. O bielorusso Siarhei Viazovich surpreendeu ao aparecer na terceira colocação, logo à frente do tcheco Ales Loprais e do holandês Gerard de Rooy.
Mardeev segue com uma relativamente confortável vantagem de mais de dez minutos para Nikolaev, que está em segundo lugar.
O Dakar agora se encaminha para seus três últimos dias. Nesta quinta, a etapa será de Salta até Termas do Río Hondo com 194 km de trecho cronometrado para os carros. Eles deixarão a base às 8h30 (de Brasília) e devem alcançar o percurso da especial a partir das 12h05.
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NADA DE CONSERVADORISMO
Diretor de competições da Pirelli, Paul Hembery entende que as estratégias de pneus nesta temporada podem se mostrar muito mais agressivas do que em 2014. A fabricante italiana não está fazendo nenhuma mudança drástica em seus compostos, apenas o pneu traseiro foi aperfeiçoado, especialmente no que diz respeito à distribuição da temperatura, que será maior agora. A ideia é melhorar o desempenho em corrida e tornar a borracha mais consistente.
Além disso, o composto supermacio também sofreu pequenas alterações para aumentar a "escala de trabalho", na tentativa de aumentar a possibilidade de outras táticas. Por isso, Hembery crê que 2015 será uma "evolução e não mais uma revolução" no que diz respeito à performance dos compostos.
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UM ANO MAIS
Bicampeão da MotoGP e longe da categoria desde 2012, quando anunciou a precoce aposentadoria, Casey Storner renovou seu vínculo com a Honda para continuar o trabalho de desenvolvimento das motos da marca japonesa no Mundial em 2015.
Como piloto de testes, o australiano vai realizar ainda mais dois treinos com a fabricante nesta temporada. A primeira bateria de treinos vai acontecer em Sepang, na Malásia, entre os dias 29 e 31 de janeiro, enquanto a segunda sessão está marcada para o decorrer do campeonato, mas sem data estabelecida ainda.
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EXPECTATIVA SEMPRE ALTA
Perto de estrear na F1, Felipe Nasr admitiu que a expectativa já é bastante elevada para a primeira temporada no Mundial, especialmente por ser um piloto brasileiro. O brasiliense de 22 anos justifica a cobrança devido ao histórico vitorioso do país na principal categoria do automobilismo mundial, que teve dois tricampeões, Ayrton Senna e Nelson Piquet, além de Emerson Fittipaldi, que obteve dois títulos no início dos anos 70. Nasr também citou o sucesso do ex-colega da Williams, Felipe Massa, que chegou a disputa a taça com Lewis Hamilton em 2008.
Depois de terminar a GP2 em terceiro no ano passado e atuar como reserva na equipe de Grove, Nasr assinou contrato com a Sauber e já reconhece que o fato de apenas estar na F1 não significa sucesso garantido.
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