Carros: Terranova supera De Villiers no trecho entre San Juan e Chilecito e vence terceira especial do Dakar. Spinelli é 63º
Orly Terranova chegou ao seu segundo triunfo na edição 2015 do Rali Dakar ao superar Giniel de Villiers na parte final da especial disputada entre San Juan e Chilecito. Sul-Africano ficou com o segundo posto, à frente do estreante Yazeed Alrajhi
3ª ETAPA | 6 de janeiro | |
San Juan (ARG) a Chilecito (ARG) | |
Deslocamento: 258 km | |
Trecho cronometrado: 284km | |
Percurso total: 542 km |
Orly Terranova voltou a fazer a alegria da torcida argentina. Ainda correndo em casa, o piloto do Mini #305 conseguiu superar a dupla formada por Giniel de Villiers e Dirk von Zitzenwitz nos quilômetros finais da especial disputada nesta terça-feira (6) entre San Juan e Chilecito e chegou à sua segunda vitória na edição 2015 do Dakar — a primeira havia sido conquistada ainda no primeiro dia de competições em decorrência de uma punição aplicada à Nasser Al-Attiyah.
Vencedor no dia anterior, Al-Attiyah foi o responsável por puxar a fila na largada para a terceira etapa da competição, uma especial com menos quilômetros e menos intensidade que aquela disputada no dia anterior. O príncipe do Catar, no entanto, não conseguiu se manter à frente por muito tempo.

Orly Terranova venceu sua segunda especial no Dakar de 2015 (Foto: BMW)
No primeiro check point já era De Villiers quem comandava a disputa. Terranova, por sua vez, vinha apenas 7s atrás Toyota #303. Estreante no Dakar, Yazeed Alrajhi vinha em terceiro.
De Villiers liderou boa parte a especial, mas Terranova conseguiu aumentar o passo na parte final da disputa para se instalar na ponta da tabela.
O argentino do time de fábrica da Mini cumpriu os 284 km da especial até Chilecito e 2h57s28s e garantiu a vitória na terceira especial de 2015 com 1min54s de vantagem para De Villiers.
O estreante Alrajhi, que corre em dupla com Timo Gottschalck, ficou com o terceiro posto da folha de tempos, tendo completado a especial 2min52s depois de Terranova.
A especial desta terça-feira, aliás, também foi uma mostra da evolução da Peugeot. De volta ao Rali Dakar, a montadora francesa viu Carlos Sainz colocar o 2008 DKR no quarto posto, apenas 4min06s atrás do melhor Mini.
Nasser Al-Attiyah, por sua vez, ficou com a quinta posição, logo à frente de Nani Roma, que, enfim, conseguiu ver o fim de sua sequência de problemas. O campeão do Dakar 2014 completou o trecho cronometrado 5min58s depois de Orly.
Lenda do Dakar, Stéphane Peterhansel, que também corre com um Peugeot 008 DKR, garantiu o sétimo posto, seguido por Erik van Loon e Ronan Chabot. Christian Lavielle completa a relação dos dez melhores.
O português Ricardo Leal, que tem como navegador o brasileiro Eduardo Sachs, garantiu o 17º posto na prova, uma posição à frente da dupla Carlos Souza e Paulo Fiuza, da Mitsubishi.
Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, por outro lado, não tiveram um dia fácil e ficaram com 63º posto. A dupla brasileira completou o trecho cronometrado em 5h00min35s, 2h01min13s depois dos vencedores.
Com o resultado, Al-Attiyah segue na liderança entre os carros, agora com 5min18s de vantagem para De Villiers. Terranova tem o terceiro posto, com Sainz e Alrajhi completando o top-5. O nono posto é de Souza/Fiuza, com a dupla formada por Spinelli e Haddad ocupando a 31ª posição.
Rali Dakar, Carros, Dia 3:
1
|
305
|
ORLANDO TERRANOVA
BERNARDO GRAUE |
ARG
|
MONSTER ENERGY RALLY TEAM
MINI |
02:57:28
|
|
2
|
303
|
GINIEL DE VILLIERS
DIRK VON ZITZEWITZ |
RSA
|
TOYOTA IMPERIAL
TOYOTA |
02:59:22
|
00:01:54
|
3
|
325
|
YAZEED ALRAJHI
TIMO GOTTSCHALK |
SAL
|
YAZEED
TOYOTA |
03:00:20
|
00:02:52
|
4
|
304
|
CARLOS SAINZ
LUCAS CRUZ |
ESP
|
TEAM PEUGEOT
PEUGEOT |
03:01:34
|
00:04:06
|
5
|
301
|
NASSER AL-ATTIYAH
MATTHIEU BAUMEL |
CAT
|
QATAR RALLY TEAM
MINI |
03:01:46
|
00:04:18
|
6
|
300
|
NANI ROMA
MICHEL PÉRIN |
ESP
|
MONSTER ENERGY RALLY TEAM
MINI |
03:03:26
|
00:05:58
|
7
|
302
|
STÉPHANE PETERHANSEL
JEAN-PAUL COTTRET |
FRA
|
TEAM PEUGEOT
PEUGEOT |
03:06:54
|
00:09:26
|
8
|
314
|
ERIK VAN LOON
WOUTER ROSEGAAR |
HOL
|
XDAKAR
MINI |
03:09:25
|
00:11:57
|
9
|
320
|
RONAN CHABOT
GILLES PALMEIRO |
FRA
|
TOYS MOTORS
SMG |
03:13:17
|
00:15:49
|
10
|
309
|
CHRISTIAN LAVIEILLE
PASCAL MAMON |
FRA
|
OVERDRIVE
TOYOTA |
03:13:56
|
00:16:28
|
17
|
360
|
RICARDO LEAL
EDUARDO SACHS |
POR
BRA |
NISSAN |
03:20:53
|
00:23:25
|
18
|
306
|
CARLOS SOUZA
PAULO FIUZA |
POR
|
MITSUBISHI PETROBRAS
MITSUBISHI |
03:20:53
|
00:23:25
|
63
|
324
|
GUILHERME SPINELLI
YOUSSEF HADDAD |
BRA
|
MITSUBISHI PETROBRAS
MITSUBISHI |
05:00:35
|
02:01:13
|
#GALERIA(5172)

MAIS DO QUE IDADE
A FIA divulgou as novas regras para a obtenção de superlicenças para os pilotos que têm como objetivo competir no Mundial de F1. Diante delas, o recorde que Max Verstappen estabelecerá em 2015, largando para sua primeira corrida aos 17 anos com a Toro Rosso, ficará imbatível: qualquer piloto precisará ter 18 anos completos e uma carteira de motorista para poder solicitar a superlicença. Mas o mais interessante é o sistema de pontos estabelecido pela federação, que inclui 11 categorias e dá maior peso a uma que sequer será disputada na temporada 2015: a F2.
Relacionadas

FÉRIAS NA FLÓRIDA
Rubens Barrichello vai disputar as 24 Horas de Daytona pela equipe Starworks em 2015, com um protótipo Riley-BMW, nos dias 24 e 25 de janeiro. O nome do piloto com mais GPs disputados na F1 e atual campeão da Stock Car no Brasil apareceu na lista de inscritos divulgada pela organização da prova norte-americana para o 'Roar Before the 24' como um dos cinco pilotos do carro 7. 'Roar' é o nome dado aos treinos que vão acontecer entre os dias 9 e 11 deste mês no traçado de Daytona.
Lewis Hamilton votação)"/>
MELHORES DO ANO
E assim, como num passe de mágica, 2014 passou. Foi rápido mesmo. Se Vettel decepcionou, a Mercedes dominou e o medo de acidentes fatais voltou à F1; se a Ganassi não correspondeu e Will Power fez chegar o dia que parecia inalcançável; se Márquez deu mais um passou para construir uma dinastia; se Rubens Barrichello viveu sua redenção, tudo isso é sinal das marcas de 2014 no automobilismo. Para encerrar e reforçar o que aconteceu no ano, a REVISTA WARM UP volta a eleger os melhores do ano.

