Citroën encerra participação no WRC e coloca culpa em ida de Ogier para Toyota

A Citroën resolveu deixar o Mundial de Rali. Os franceses confirmaram a saída de Sébastien Ogier para a Toyota e, como efeito, o fim do ciclo da marca no WRC, com a justificativa de que não há mais pilotos de ponta disponíveis

A Citroën está, mais uma vez, de saída do Mundial de Rali. Nesta quarta-feira (20), os franceses soltaram um comunicado informando que deixam o grid do WRC já em 2019 e, de quebra, abriram espaço para uma nova polêmica na categoria, culpando Sébastien Ogier pela decisão.
 
De acordo com a montadora, a decisão foi tomada em razão da escolha de Ogier por não cumprir o ano de contrato que restava em 2020 e partir para a Toyota. O piloto e a equipe japonesa não confirmam o acordo, mas a Citroën se antecipou e ainda escreveu que saía por não ter mais "piloto de ponta" disponível para o próximo ano.
Sébastien Ogier sai, a Citroën sai também (Foto: Reprodução)

A decisão não chega a ser uma novidade para a Citroën, que tinha um histórico de sair do WRC e, alguns anos depois, estar de volta. Os franceses chegaram em 2001 e tiveram uma era de plena dominação com Sébastien Loeb, que foi campeão entre 2004 e 2012. O que já estava confirmado é que o time não ficaria na competição após 2021, na mudança para a era híbrida.

 
Um dos efeitos da decisão é que Esapekka Lappi provavelmente ficará sem um carro para 2020, afinal, era outro que tinha contrato de mais um ano com a Citroën. Ogier deve ser anunciado na Toyota com Elfyn Evans e Kalle Rovanpera, enquanto o finlandês, provavelmente, brigará por uma vaguinha restante na Ford.
 
"Nossa decisão de desistir do programa do WRC ao final de 2019 se deve à escolha do Ogier de deixar a Citroën. Nós obviamente não queríamos isso, mas não podemos imaginar nosso 2020 sem ele. Gostaria de agradecer a todos pelo empenho, construímos uma grande marca, a Citroën tem o rali no DNA, fomos uma das marcas mais vitoriosas da história do WRC com 102 vitórias e oito títulos por equipes", disse Linda Jackson, CEO da fabricante. 
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.