Craig Breen morre aos 33 anos após acidente em testes do WRC para Rali da Croácia

Um dos principais pilotos do Mundial de Rali, Craig Breen sofreu grave acidente durante teste e não resistiu aos ferimentos. Irlandês tinha 33 anos

O mundo do rali está de luto. O irlandês Craig Breen morreu, nesta quinta-feira (13), aos 33 anos após um acidente durante um teste preparatório para o Rali da Croácia, que será realizado na próxima semana e é etapa válida pelo WRC.

Segundo informações de veículos croatas, Breen, que era piloto da Hyundai, escapou da estrada de asfalto na cidade de Lobor, a 67 km da capital Zagreb, e acertou um poste de madeira. O irlandês não resistiu aos ferimentos. James Fulton, navegador do piloto irlandês, deixou o acidente sem lesões. A fábrica coreana confirmou a morte em nota oficial.

Craig Breen morre aos 33 anos após acidente em testes do WRC para Rali da Croácia

“A Hyundai Motorsport está profundamente consternada em confirmar que o piloto Craig Breen perdeu a vida num acidente durante o teste pré-evento do Rali da Croácia”, disse a montadora coreana em comunicado.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Craig Breen era piloto da Hyundai (Foto: WRC)

“O copiloto James Fulton não se machucou no incidente, que ocorreu logo após as 12h, horário local”, informou. “A Hyundai envia as mais sinceras condolências à família, amigos e os muitos fãs de Craig”, finalizou.

A organização do Mundial de Rali também publicou uma curta nota lamentando o falecimento. “A família WRC está chocada e consternada com a notícia da morte de Craig Breen. Nossos pensamentos e condolências estão com a família e amigos de Craig neste momento incrivelmente triste”, publicou o Mundial.

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, também se pronunciou. “Em nome da FIA, estendo minhas sinceras condolências à família e aos amigos de Craig Breen”, disse Ben Sulayem. “Nossos pensamentos e orações estão com os entes queridos dele e a comunidade do rali neste momento difícil”, manifestou o mandatário.

Craig Breen (Foto:Red Bull Content Pool)

Filho de Ray Breen, campeão nacional de rali na Irlanda, Craig iniciou a carreira no Mundial em 2009, na etapa de Portugal. O irlandês passou por diversas outras categorias menores e de suporte, como o WRC Academy e o Super 2000 WRC.

Após desempenhos chamativos em 2020 e 2021, já guiando pela Hyundai, Breen recebeu a oportunidade de ser um piloto de temporada completa em 2022, ao assinar com a M-Sport Ford. Ele finalizou o campeonato na sétima posição, com 84 pontos e dois pódios.

Em 2023, ele rompeu o contrato com a M-Sport e retornou para a fábrica coreana para guiar em um terceiro carro, que era dividido com o espanhol Dani Sordo. Na única participação pelo WRC em 2023, Craig brigou até o final contra o estoniano Ott Tänak e ficou com o segundo lugar no Rali da Suécia, seu último pódio no Mundial.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.