Sanders supera Schareina por apenas 15s e leva 4ª etapa do Dakar nas motos

Depois de uma terceira etapa complicada, Daniel Sanders conseguiu se recuperar e desbancou Tosha Schareina nesta quarta-feira (8). Desta forma, o australiano ampliou a vantagem na classificação geral do Dakar 2025

DAKAR 2025
4ª Especial: Al Henakiyah ➡ Al Ula
Deslocamento: 173 km
Trecho cronometrado: 415 km
Percurso total: 588 km

Logo após viver uma terça-feira (7) trágica no Dakar e ver Lorenzo Santolino surpreender, Daniel Sanders voltou a assumir o controle da situação e levou a melhor na quarta especial da edição 2025. O piloto da KTM concluiu o percurso entre Al Henakiyah e Al Ula em 5h10min33s, enquanto Tosha Schareina, segundo colocado do dia e principal concorrente na classificação geral, recebeu a bandeirada com 5h10min48s no cronômetro.

O espanhol da Honda lutou até o fim e ficou na liderança por alguns momentos antes de cruzar a linha de chegada, mas a preocupação com o estado da moto e o desejo de proteger os pneus fez com que ele não mostrasse nenhuma resistência ao ataque do rival. Além disso, Schareina tinha a nítida intenção de deixar Sanders à frente, para que, desta forma, abrisse o trecho da especial de amanhã.

Mais atrás, o chileno José Ignacio Cornejo, da Hero, concluiu a etapa em 5h18min22s e fechou o top-3. Adrien Van Beveren, Rui Gonçalves, Tobias Ebster, Bradley Cox, Santolino, Pablo Quintanilla e Romain Dumontier completaram a lista dos dez primeiros colocados.

Tosha Schareina ficou apenas 15s atrás de Daniel Sanders na 4ª especial do Dakar (Foto: A.S.O./A.Vincent/DPPI)

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Mason Klein, da KTM, foi quem começou o dia na liderança, mas acabou perdendo terreno e finalizou em 36º. Ross Branch, Ricky Brabec e Skyler Howes, três dos principais candidatos na briga pelo Dakar, sofreram com problemas ao longo do caminho e terminaram em 15º, 17º e 18º, respectivamente.

Com o resultado da quarta especial, Sanders segue na liderança geral com 25h15min33s no total. Logo atrás aparece Schareina, com 13min26s de desvantagem. Branch, por sua vez, acumulou 25h41min43s e viu os rivais se distanciarem na ponta. Howes e Brabec fecham o top-5.

O Dakar deixa Al Ula nesta quinta-feira (9), quando parte em direção a Ha’il. Os competidores vão encarar um trecho cronometrado de 428 km, além de outros 64 km de deslocamento. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa de todas as classes do evento.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.