Nikolaev vence 9ª etapa do Dakar nos caminhões e encurta diferença para líder

Eduard Nikolaev comandou a dobradinha do ‘exército russo’ da Kamaz nesta terça-feira em Wadi Ad Dawasir e segue na briga pelo hexacampeonato do Dakar nos caminhões

AS NOVIDADES DA F1 2022: O QUE ESPERAR DE ALBON E ZHOU?

9ª etapa – Wadi Ad Dawasir – Wadi Ad Dawasir
Deslocamento: 204 km
Trecho cronometrado: 287 km
Percurso total: 491 km

O Rali Dakar 2022 se mantém como uma disputa particular de três tripulações da Kamaz pelo título da prova na competição dos caminhões. O ‘exército russo’ segue no domínio da prova e venceu mais uma, desta vez com Eduard Nikolaev, nesta terça-feira (11). O pentacampeão do maior rali do mundo triunfou pela terceira vez na edição deste ano. Ao lado de Evgeni Iakovlev e Vladimir Rybakov, o veterano russo terminou a disputa com tempo total de 2h38min43s, 2min34s de frente para os líderes da competição em 2022: Dmitry Sotnikov, Ruslan Akhmadeev e Ilgiz Akhmetzianov, também da Rússia.

A Kamaz só não formou trinca em Wadi Ad Dawasir, já que o trio tcheco formado por Martin Macik, Frantisek Tomasek e David Svanda, com o ‘bruto’ Iveco da equipe Big Shock Racing, terminou na terceira posição.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

EDUARD NIKOLAEV; DAKAR; DAKAR 2022;
Eduard Nikolaev segue na briga pelo hexa do Dakar nos caminhões (Foto: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool)

Anton Shibalov, da Kamaz, que compete ao lado de Dmitrii Nikitin e Ivan Tatarinov, concluiu a especial na quarta posição com o caminhão #501 da Kamaz. O chileno Ignacio Casale quebrou a sequência do leste europeu e se posicionou em quarto com o caminhão da Tatra ao lado dos seus navegadores, o também chileno Álvaro León e o tcheco Tomas Sikola.

O veterano tcheco Ales Loprais, a bordo do caminhão Praga, foi o quinto na especial ao lado de Petr Pokora e Jaroslav Valtr, também tchecos. E Andrey Karginov, dono de três vitórias no Dakar 2022, terminou a etapa desta terça-feira só em sétimo com Andrey Mokeev e Ivan Malkov.

A classificação geral mostra o caminhão pilotado por Sotnikov ainda na primeira posição, mas com a diferença para Nikolaev encurtada, agora para 8min51s. Shibalov completa o top-3 todo da Kamaz e está 41min18s atrás do líder da competição. Loprais vem em quarto, distante 1h32min57s da ponta da tabela, enquanto Karginov complementa o top-5 dos brutos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.