Evans abre vantagem em 1-2-3 da Toyota após abertura com chuva do Rali do Japão

Elfyn Evans começou o Rali do Japão, última etapa da temporada 2023 do WRC, em vantagem no que foi uma sexta-feira de verdadeiro domínio da Toyota

A temporada 2023 do WRC chegou à última etapa. Neste fim de semana, o Mundial aportou na ilha de Hokkaido para o Rali do Japão que finaliza o ano. E o primeiro dia, a última sexta-feira (17), teve bastante chuva para o começo das atividades. No fim das contas, Elfyn Evans levou a melhor com direito a domínio da Toyota.

O dia contava com sete especiais, mas as primeiras duas, ainda pela manhã no horário local, foram realizadas sob temporal. Evans já havia terminado na frente, mas contava com Thierry Neuville, rival da Hyundai, relativamente próximo.

Na parte da tarde, a trilha seguia bastante molhada apesar da chuva ter dado trégua. Neuville se aproximava e já cortava para 10s a diferença que terminara a manhã em 26s. Só que, na largada da sexta especial do dia, o belga forçou demais de saída, escapou de frente ainda na primeira curva e foi acertar uma árvore fora do traçado. O suficiente para ser obrigado a abandonar a batalha. Tanto Neuville quanto o copiloto Martijn Wydaeghe saírem ilesos.

Com isso, Evans viu a diferença esticar para o segundo colocado, o companheiro de Toyota Sébastien Ogier, e não perdeu mais o controle até o fim do dia.

Foi uma sexta-feira de chuva e trilha encharcada para o Rali do Japão (Foto: Toyota)

“Não estava muito bom pela manhã, dá para dizer. Senti que estava perdendo tempo a cada minuto, mas claramente os outros também sentiam a mesma coisa. Às vezes é assim que funciona”, falou o líder.

Ogier terminou o dia 49s atrás de Evans no trajeto, mas ainda foi punido com 1min no tempo pela demora no conserto de uma das portas, que ficara danificada ao longo do dia. Manteve o segundo posto, mas quase 2min atrás do líder.

O já consagrado campeão Kalle Rovanperä fechou o top-3 da Toyota, mas 2min04s atrás de Evans. Andreas Mikkelsen, membro do WRC2, foi o quarto no geral com a Škoda. Grégoire Munster, Nikolay Gryazin, Esapekka Lappi, Ott Tänak, Takamoto Katsuta e o ex-F1 Heikki Kovalainen fecharam o top-10.

O rali segue ao longo de sábado e domingo com expectativa de mais chuva.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Alexander Albon perdeu o pneu após toque no muro da curva cinco (Vídeo: F1 TV)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.