Evans toma susto, mas vence Rali da Suécia de virada e assume liderança do WRC

Elfyn Evans abriu o domingo do Rali da Suécia na liderança, mas viu Takamoto Katsuta tomar o posto na primeira especial. Passado o susto, britânico virou a etapa e tomou a liderança do WRC

Depois de fechar o sábado (15) em vantagem, Elfyn Evans aproveitou os três estágios finais deste domingo para selar a vitória no Rali da Suécia do WRC, segunda etapa da temporada, e assumir a liderança do Mundial de Pilotos com a Toyota. Neste último dia de atividades, o britânico superou o esforço do companheiro Takamoto Katsuta e, após precisar virar a disputa, terminou à frente por 3s8.

Evans abriu o domingo com 3s de vantagem para o japonês, mas viu tudo ir pelos ares logo no primeiro estágio do dia — o 16º do fim de semana. Com a vitória, Katsuta assumiu a ponta e ainda abriu 4s5 para o britânico, que reagiu logo em seguida. Nas duas especiais finais, Elfyn retomou o controle, venceu as duas e fechou com o primeiro lugar.

“Foi um fim de semana muito bom, mas torneio minha própria vida difícil no primeiro estágio dessa manhã. Pelo menos serviu para focar minha mente. Conseguimos um bom ritmo nos dois últimos estágios e, obviamente, estamos muito felizes com o resultado. Em termos de campeonato, o começo foi bom. Ainda está muito cedo, mas acho que não dava para pedir algo muito melhor que isso”, celebrou Evans.

Atual campeão, Thierry Neuville levou a Hyundai ao pódio e fechou em terceiro, seguido pelo companheiro de equipe Ott Tänak. Por fim, Kalle Rovanperä completou o top-5 com a Toyota. No WRC2, o sueco Oliver Solberg chegou a três vitórias consecutivas com a marca japonesa. Os finlandeses Roope Korhonen, da Toyota, e Mikko Heikkilä, da Skoda, também foram ao pódio. Por fim, Taylor Gill conquistou seu primeiro triunfo no WRC3.

A Toyota levou a melhor no Rali da Suécia (Foto: WRC)

Agora, Evans foi a 28 pontos somados em duas etapas, contra 33 do vice-líder Sébastien Ogier. Rovanperä (31), Neuville (29) e Tänak (26) completam o grupo dos cinco primeiros na classificação do Mundial de Pilotos. Entre as montadoras, a Toyota segue com o primeiro lugar, seguida por Hyundai e Ford.

A próxima etapa do WRC 2025 está prevista para acontecer entre os dias 20 e 23 de março, com o Rali Safari do Quênia. Até o fim da temporada, a categoria ainda vai passar por Ilhas Canárias, Portugal, Itália, Grécia, Estônia, Finlândia, Paraguai, Chile, Europa Central, Japão e Arábia Saudita.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.