FIA atende pedido de montadoras e confirma fim dos motores híbridos no WRC 2025
Com saída dos componentes híbridos para o WRC 2025, FIA também faz ajustes no peso mínimo do carro e tamanho do restritor de ar para manter relação peso-potência
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou o fim dos motores híbridos no Mundial de Rali (WRC) a partir de 2025 nos carros da classe Rally1. A decisão foi tomada após votação da Comissão Mundial de Esporte a Motor, realizada na última sexta-feira (15). Com isso, é atendido o clamor das equipes e montadoras, em decorrência do salto nos custos em torno das unidades de potência.
Com a decisão, os carros do WRC perderão 100kW de potência que eram acrescidos pelos componentes híbridos, que entraram na categoria em 2022. Neste ano, este assunto já havia sido discutido por conta dos custos, mas, em fevereiro, a decisão foi permanecer com as configurações vigentes, desenvolvidas pela Compact Dynamics, fornecedora oficial do campeonato.
Porém, em setembro, durante a etapa da Grécia do WRC 2024, a empresa introduziu novas instruções de segurança, o que não agradou as montadoras. A Compact Dynamics estipulou que o conjunto propulsor teria de ser desmontado e enviado de volta à fábrica para reparo completo se sofressem três acidentes acima de 15G ou um com mais de 25G. As equipes afirmaram que a mudança aumentou os custos de reparos das unidades de potência, transformando a tecnologia em algo inviável.
“Não é um pedido para remover por ser o que é, é uma solicitação para remoção porque não podemos consertar e correr com eles em um preço econômico. Estamos gastando mais €1 milhão — cerca de R$ 6 milhões — e isso é algo que não conseguimos lidar”, disse Richard Millener, chefe da Ford, à época.
“Após um amplo diálogo com as principais partes interessadas, ficou claro que continuar usando os componentes híbridos fornecidos não era mais do interesse do WRC. Agora podemos seguir em frente, com total confiança de que o campeonato se tornará ainda melhor e mais forte, com desenvolvimentos que estão de acordo com a perspectiva de trabalho para os regulamentos técnicos de 2027”, declarou Xavier Mestelan-Pinon, diretor-técnico de segurança da FIA, após a decisão de limar os componentes híbridos.
Portanto, em 2025, o WRC terá motores 100% a combustão, mas se utilizará de combustíveis com origem de fontes renováveis. A FIA também anunciou algumas mudanças para que os carros de 2025 mantenha a mesma relação peso-potência que 2024. O peso mínimo dos modelos da Rally1 cairá de 1.260 kg para 1.180 kg, enquanto o tamanho do restritor de ar será reduzido de 36 mm para 35 mm.
“Mais uma vez, destacamos a capacidade do campeonato de se adaptar sem diminuir o espetáculo esportivo e, ao mesmo tempo, abraçar com responsabilidade os desafios do nosso tempo. Também estamos satisfeitos com o fato de que o uso de combustível 100% sustentável continua sendo a pedra angular do compromisso do campeonato em reduzir seu impacto ambiental”, completou o dirigente.
O Mundial de Rali (WRC) volta a acelerar entre 21 a 24 de novembro, com o Rali do Japão, última etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.
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