Fora do WRC desde 1999, Toyota planeja voltar a disputar principal categoria do rali mundial, diz revista

De acordo com a revista inglesa 'Autosport', Toyota tem planos de voltar ao WRC, do qual não participa como construtora desde 1999. A volta, segundo a revista, poderia ser em 2017, embora ainda não haja confirmação sobre datas

A Toyota quer voltar ao rali, possivelmente para a temporada 2017 do WRC. A companhia venceu o Mundial de Rali na temporada 1999.
 
Quem dá a informação é a revista inglesa 'Autosport', que garante ter sido informada de que "as coisas estão se movendo dentro da Toyota agora. O presidente Akio Toyoda nunca escondeu seu desejo ou seu amor pelo rali, ou mesmo seu desejo de colocar a Toyota de volta no rali."
 
Os testes do Yaris, primeiro carro da Toyota no WRC desde 2001, terá seus testes intensificados, de acordo com um porta-voz da companhia japonesa.
Toyota que voltar ao WRC, dominado por Sebástien Ogier e a Volkswagen (Foto: GEPA Pictures/Volkswagen)
"Nós temos alguns testes esse ano. Ano que vem, vamos nos organizar e avançar. Vamos andar ao norte, rumo à Escandinávia, por exemplo", disse.
 
Segundo a 'Autosport', ainda não há decisão sobre a entrada da Toyota em 2017. Nem sequer sobre o carro usado. A revista diz que o Yaris pode ser a escolha bem como o Corolla. A Toyota tem sido presente nas reuniões e está satisfeita com as regras.
 
"A Toyota se envolveu nas discussões sobre as regulamentações. Estamos confortáveis com como as regras estão", seguiu o porta-voz.
 
"A TMG foi construída com rali, e ainda há gente na companhia que tem trabalhado nisso desde os anos 1970. O rali continua no coração da empresa, e existe um desejo real de voltar. Até onde podemos julgar, parece que há tembám um desejo de voltar ao Japão, creio que Akio Toyoda comunicou isso muito claramente", falou
 
"É um desejo e expectativa de ver uma clara linha do tempo. Isso iria igualar a tradição japonesa de planejar e se preparar corretamente para qualquer atividade possível. Nós certamente esperamos para uma clara definição de tempo para irmos à competição", concluiu o porta-voz.
 
Desde o título de 1999 a Toyota se manteve fora enquanto fábrica.
JUNTOS EM 2014, MASSA E WILLIAMS RENASCEM NA F1
A RETROSPECTIVA 2014 do GRANDE PRÊMIO relembra nesta quarta-feira (17) como Felipe Massa e a Williams foram capazes de dar a volta por cima para tornar a lutar por pódios e vitórias com frequência na F1. Mais do que nas vitórias de Daniel Ricciardo, o único momento em que a Mercedes apareceu sem a máscara da invencibilidade foi mesmo no treino classificatório para o GP da Áustria.

Leia a terceira parte da Retrospectiva F1 2014 no GRANDE PRÊMIO. 

 
DUELO ENTRE HAMILTON E ROSBERG F1 2014 ANO DA MONOTONIA
O segundo capítulo da RETROSPECTIVA 2014 do GRANDE PRÊMIO trata da disputa interna dos dois pilotos da Mercedes. Dá para dizer que o Mundial viu uma boa batalha pelo título entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Não chega a ser uma das maiores da história, mas certamente foi boa o bastante para agradar quem a acompanhou.
 
RETROSPECTIVA F1 2014:
HISTÓRIAS QUE VÃO ALÉM DA MERCEDES

O GRANDE PRÊMIO dá início nesta segunda-feira (15) à RETROSPECTIVA 2014 e começa a mergulhar outra vez no que foi a temporada do Mundial de F1 — um ano de uma equipe só.
 
A Mercedes e Lewis Hamilton foram os grandes destaques graças às marcas que alcançaram. A equipe se tornou a recordista de vitórias em um único campeonato graças a um acerto primoroso no desenvolvimento dos novos motores V6 turbo. O inglês se sagrou bicampeão e tornou-se o mais vencedor britânico da história da F1 e o segundo mais vitorioso dentre os pilotos em atividade — atrás só de Sebastian Vettel.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.