Governo da Bolívia vai presentear público e participantes do Dakar com “milhares e milhares” de bolsas com folhas de coca

Estandes serão montados em Uyuni, por onde o Dakar fica desde este sábado (10) até a segunda-feira. Governo federal da Bolívia vai presentear as chuspas, bolsas artesanais, cheias de folhas de coca a quem estiver na cidade

Entre os três países que recebem o Dakar, é na Bolívia que os participantes ficam a menor parte do tempo. Mas, não fosse por outra coisa, o país encontrou um jeito de marcar o nome no Dakar 2015 de outra forma: por dar um presente, digamos, diferente na cidade de Uyuni. Gumercindo Pucho, vice-ministro da Coca e do Desenvolvimento Integral, informou que o governo federal vai distribuir para público e competidores do rali milhares de 'chuspas', bolsas tradicionalmente bolivianas feitas para carregar folhas de coca. As folhas de coca, contém o alcalóide para produção da cocaína, estarão inclusas no presente.
 
A folha da coca são tradicionais na Bolívia, e o governo defende há muitos anos que apenas a folha em estado natural não é uma droga. Inclusive a constituição do país protege o uso cultural da folha. O objetivo do presente é promover o consumo e aumentar o valor de mercado de algo tão popular no país.
Presidente da Bolívia, Evo Morales, defende uso das folhas de coca em pronunciamento na ONU (Foto: Getty Images)
“Nós preparamos milhares e milhares de bolsinhas com que vamos presentear os visitantes do Dakar 2015”, disse Pucho à agência estatal ABI. 
 
“Convidamos todos os irmãos bolivianos a comparecerem neste estande, para que possamos entregar-lhes as ‘chuspas’ (bolsas de tecido feitas à mão) com coca”, concluiu. 
 
Leia mais sobre o assunto no blog da jornalista Juliana Tesser.
 
O Dakar chega a Uyuni neste sábado (10), com carros e motos, e no domingo, com caminhões e quadriciclos. Todos partem da cidade boliviana na segunda-feira.
 
RICCIARDO VÊ MERCEDES JÁ NO TOPO E ACHA QUE RED BULL ALCANÇA EM 2015

Daniel Ricciardo fez uma grande temporada em 2014, mas a Red Bull não entregou a ele um carro que desse condições de conquistar o título mundial. Em 2015, Ricciardo crê que a Mercedes não tem mais o que melhorar, enquanto Red Bull ainda tem muito onde evoluir. Portanto, o piloto acredita que a diferença entre as duas irá diminuir bastante 

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

CHEFÃO DIZ QUE FIA ACERTOU AO EXCLUIR F-E DOS CRITÉRIOS PARA OBTENÇÃO DA SUPERLICENÇA NA F1

Alejandro Agag, diretor-executivo da F-E, afirmou que a FIA fez uma escolha lógica, quando optou por não colocar a categoria dos carros elétricos entre os campeonatos que podem beneficiar um piloto na obtenção da superlicença na F1

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO

MUITO AJUDA QUEM…

Desde o fim de 2011, é pelo sobrenome Wolff que a escocesa Susie atende. Antes, ela era conhecida como Susie Stoddart, a pilota da Mercedes no DTM. A mudança de nome se deu pelo casamento com Toto Wolff, o chefão da mercedes na F1, e o empresário austríaco acredita que tem mais atrapalhado do que ajudado na carreira da esposa. Ao falar da relação com Susie à revista francesa ‘Auto Hebdo’, o dirigente disse que não gosta de vê-la sendo chamada de 'a esposa do Toto Wolff’ e admitiu que ela já foi prejudicada pela associação.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.