Rovanperä conquista bi do Mundial de Rali. Neuville vence etapa da Europa Central
Precisando apenas completar o Rali da Europa Central após o acidente de Elfyn Evans, Kalle Rovanperä controlou ritmo e faturou o segundo título consecutivo do Mundial de Rali. Thierry Neuville venceu penúltima etapa de 2023
Kalle Rovanperä, da Toyota, precisou apenas completar os últimos quatro estágios — todos disputados na Alemanha — do Rali da Europa Central, neste domingo (29), para faturar pelo segundo ano consecutivo o título do WRC ao lado do navegador Jonne Halttunen. O vencedor do penúltimo rali da temporada foi Thierry Neuville, que terminou a disputa 57s à frente do campeão, segundo colocado na etapa. Ott Tänak completou o pódio no terceiro lugar.
Um ano depois de se tornar o campeão mais jovem da história do Mundial de Rali, quando tinha apenas 22 anos, Rovanperä se junta a Carlos Sainz, Walter Röhrl e Miki Biasion no seleto grupo de pilotos que são bicampeões da categoria. Ao término da disputa, o piloto definiu o título deste ano como o mais importante de sua carreira.
Relacionadas
“Estou me sentindo muito bem”, iniciou. “Acho que este ano foi, para mim pessoalmente, mais importante do que o ano passado. A competição estava mais acirrada, e fizemos um ótimo trabalho. O maior agradecimento, é claro, vai para o Jonne — ele é o melhor navegador do mundo. Vou aproveitar este título mais do que o primeiro”, concluiu o finlandês, que venceu os Ralis de Portugal, Estônia e Grécia nesta temporada.
Com a vantagem de 31 pontos sobre Elfyn Evans antes do início do Rali da Europa Central, Rovanperä precisava chegar à frente do britânico e companheiro de Toyota para conquistar a coroa pela segunda vez.
Entretanto, a situação ficou ainda mais confortável para o finlandês quando Evans perdeu o controle do Toyota #33, colidiu com uma porta de celeiro e foi obrigado a abandonar a etapa da Europa Central, que passou pela Alemanha, Áustria e Tchéquia.
Ao saber do ocorrido com Evans, Rovanperä diminuiu o ritmo e deu passagem para Neuville, que assumiu a liderança a partir do 11º estágio e não largou mais. No fim, o belga da Hyundai encerrou a rodada na primeira colocação.
Com o triunfo, segundo de Neuville na temporada, o belga entrou de vez na briga pelo vice-campeonato do Mundial de Rali. Com uma etapa para o final da temporada 2023, o belga está apenas sete pontos atrás de Evans na classificação.
A 13ª etapa, última do WRC 2023, está programada para acontecer entre os dias 16 e 19 de novembro, em Aichi, no Japão.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!