Rovanperä desbanca Ogier em retorno e lidera dia 1 do Rali de Portugal

Primeiro dia da quinta etapa do WRC em 2024 é marcada pelo equilíbrio, com quatro pilotos separados por somente 5s4

O equilíbrio marcou o primeiro dia do Rali de Portugal, quinta etapa do Mundial de Rali (WRC) em 2024. Em seu retorno ao campeonato, após ficar fora na Croácia, Kalle Rovanperä foi o mais rápido da sexta-feira (10), com 1h25min00s4, mas com vantagem de apenas 1s para Sébastien Ogier, que completou na segunda colocação o trajeto que começou e terminou em Mortágua.

Rovanperä não iniciou muito bem o dia, concluiu o primeiro estágio somente na quinta posição, mas depois arrancou para a vitória, após vencer sem grandes margens as três especiais seguintes. No fim, perdeu um pouco de terreno, sofrendo com o desgaste dos pneus.

“Foi uma grande batalha durante todo o dia. Não pude fazer muito mais [na última especial], meus pneus estavam em péssimas condições atrás e era apenas questão de sobrevivência. Vamos ver, a batalha só é divertida se você estiver ganhando”, comentou o líder do Rali de Portugal.

A Toyota fez a trinca com Takamoto Katsuta, que encerrou a jornada 4s7 atrás do finlandês. Ott Tänak abriu a sequência de três carros da Hyundai, finalizando o dia 5s4 mais lento do que Rovanperä. Daniel Sordo e Thierry Neuville, líder do campeonato após o Rali da Croácia, disputado no mês passado, vieram em seguida — 17s9 e 18s1 atrás do primeiro colocado.

Sébastien Ogier foi o segundo mais rápido do dia em Portugal (Foto: WRC)

Adrien Fourmaux foi o melhor Ford em Portugal, concluindo na sétima posição, com 1h25min32s2. Só então veio Elfyn Evans, vice-líder do WRC e consideravelmente distante de seus companheiros de Toyota – 1min43s2 de Rovanperä.

Grégoire Munster colocou mais um Ford entre os dez primeiros, ao completar o dia na nona colocação, com 1h27min27s7, e Oliver Solberg fechou o top-10 pela Skoda, 3min42s1 atrás do mais rápido.

O Rali de Portugal tem ainda mais dois dias de competição, que serão realizados neste sábado (11) e domingo (12).

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.