Rovanperä triunfa na Estônia e se torna mais jovem vencedor do Mundial de Rali

Aos 20 anos, o piloto de fábrica da Toyota completou neste domingo (18) os 24 estágios do Rali da Estônia com 59s9 de vantagem para Craig Breen para tomar para si um recorde que estava nas mãos de Jari-Matti Latvala desde 2008

Max Verstappen venceu e é pole: os melhores momentos da corrida sprint do GP da Inglaterra (Foto: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Kalle Rovanperä fez história no Rali da Estônia. O piloto da Toyota levou a melhor neste domingo (18) em cima de Craig Breen, na sétima etapa da temporada 2021, e se tornou o mais jovem a vencer no Mundial de Rali.

Aos 20 anos, o finlandês é mais de dois anos mais novo do que Jari-Matti Latvala, que conquistou o recorde de precocidade em 2008, aos 22, no Rali da Suécia.

Kalle Rovanperä tomou recorde que era de Jari-Matti Latvala (Foto: Jaanus Ree/Red Bull Content Pool)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A bordo de um Toyota Yaris, Rovanperä liderou a maior parte dos quatro dias de evento na Estônia, mas conseguiu resistir a pressão de Breen para conquistar a vitória com 59s9 de vantagem. Theirry Neuville ficou com o terceiro posto.

“Tem sido uma temporada difícil e é realmente legal conseguir isso aqui na Estônia. É quase um rali de casa e têm muitos fãs aqui para apoiar”, disse Rovanperä. “Foi uma longa temporada até aqui, com resultados não tão bons, mas nós provamos que o ritmo está lá e que nós podemos conseguir, o que é bom”, seguiu.

Sébastien Ogier fechou a prova na Estônia em quarto, ampliando a liderança no Mundial. Teemu Suninem passou por alguns sustos neste domingo, mas conseguiu fechar a disputa na sexta colocação, à frente de Pierre-Louis Loubet. Andreas Mikkelsen ficou com o oitavo lugar, 10min29s9 atrás de Rovanperä.

Com o desfecho do Rali da Estônia, Ogier agora tem 148 pontos na liderança do campeonato, 37 de vantagem para Elfyn Evans, o segundo colocado na classificação geral. Neuville aparece em terceiro, seguido por Rovanperä. Ott Tänak é o sexto, seguido por Craig Breen e Gus Greensmith.

Na disputa de Construtores, a Toyota lidera o WRC com 315 pontos, 59 a mais que a Hyundai. A M-Sport Ford tem a terceira colocação.

VERSTAPPEN PASSA HAMILTON, VENCE CORRIDA DE CLASSIFICAÇÃO E É POLE DO GP INGLATERRA DE F1 | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.