Rovanperä aumenta vantagem sobre Evans em terceiro dia chuvoso no Rali do Quênia

Kalle Rovanperä aproveitou trechos de pouca aderência para construir ainda mais vantagem sobre rivais em dia dominado pela Toyota, dona das quatro primeiras posições no Rali do Quênia

COMO FUNCIONAM OS TESTES DO NOVO CARRO GEN3 DA FÓRMULA E?

Líder do Mundial de Rali da FIA e também no topo da tabela de tempos do Rali do Quênia desde sexta-feira (24), Kalle Rovanperä aproveitou o terceiro dia de atividades para aumentar ainda mais sua vantagem na liderança sobre Elfyn Evans em dia com bastante chuva nos estágios finais neste sábado. Após mais seis estágios serem completados, o finlandês vai entrar no último dia com uma confortável vantagem de 40s3 na liderança.

O período da manhã serviu para Rovanperä administrar a vantagem em relação aos concorrentes, o que o piloto da Toyota conseguiu fazer de maneira tranquila. Os últimos estágios, entretanto, ofereceram uma mudança completa de cenário: a chuva começou a cair no Safari, o que transformou as pistas de areia em um lamaçal completo, com pouquíssima aderência para os pilotos.

E foi aí que Rovanperä cresceu ainda mais sobre a concorrência. O finlandês registrou ótimos resultados nos dois últimos estágios do dia — Elmenteita 2 e Sleeping Warrior 2 — para aumentar sua vantagem na ponta de 15s8 para 40s3 em relação a Evans.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Evans sofreu com a falta de visibilidade, mas continua em segundo (Foto: WRC)

“Foi um grande trabalho hoje apenas para permanecer na pista”, disse Rovanperä após o final do dia. “Não tem aderência na lama aqui, e às vezes tem tanta água que é difícil passar. Eu percebi imediatamente que estava escorregadio e tentei ser um pouco mais esperto em lugares que vi outros pilotos errando ou algo do tipo. Basicamente, tentei manter uma volta limpa”, explicou o finlandês.

Além dos trechos de lama e cheios de água, Rovanperä ainda teve um desafio a mais no terceiro dia de disputas no Quênia: seu próprio corpo. “Eu não estou me sentindo bem hoje. Não é algo no estômago, mas me sinto um pouco cansado. Espero que amanhã esteja melhor”, afirmou.

Apesar do prejuízo, Evans pode se considerar com sorte após escapar por muito pouco de um acidente com uma árvore no último estágio deste sábado. Com pouca visibilidade, o britânico ainda sofreu com um furo de pneu no décimo estágio, mas conseguiu terminar com 35s3 de vantagem para o japonês Takamoto Katsuta.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Breen precisou encarar uma quebra na suspensão durante o Rali do Quênia (Foto: WRC)

Quem não teve um dia de sorte foi Thierry Neuville, que venceu dois estágios no dia e chegou a ser terceiro colocado. No entanto, o piloto da Hyundai viu seu i20 N falhar em dar a partida após uma pane, e acabou perdendo muito tempo. Além disso, se envolveu em um acidente com uma árvore logo depois e nem chegou a completar o último estágio — despencando para o quinto lugar e cedendo o quarto posto a Sébastien Ogier, que buscava um dia de recuperação após furar o pneu na véspera.

O abandono de Neuville resumiu um dia negativo para a Hyundai, que viu a Toyota encerrar o sábado com nada menos do que os quatro primeiros lugares da classificação. Além do infortúnio vivido pelo belga, Ott Tänak foi outro a abandonar com falha no motor e despencou na classificação, de quarto para o 11º lugar.

A Ford sofreu neste sábado no Quênia e viu três pilotos abandonarem no mesmo dia: o irlandês Craig Breen e o francês Adrien Formaux tiveram problemas nas suspensões de seus carros, enquanto Gus Greensmith acabou sendo o destaque do dia após capotar seu Puma e simplesmente não receber ajuda dos fiscais — que inclusive começaram a filmar.

O britânico, naturalmente, saiu revoltado do carro e chegou a terminar o estágio sem para-brisa, antes de retornar e colocar a mão na massa junto aos mecânicos no conserto do Ford híbrido.

É possível ouvir Greensmith gritando por ajuda enquanto fiscais observavam (Vídeo: Reprodução/Twitter)

Desta forma, o top-10 da classe principal após o encerramento do terceiro — e penúltimo — dia no Rali do Quênia ficou nesta ordem: Rovanperä, Evans, Katsuta, Ogier, Neuville, Oliver Solberg, Breen, Jourdan Sederidis e Sébastien Loeb.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.