Rovanperä supera lama e termina caótico primeiro dia do Rali da Croácia na liderança

Kalle Rovanperä conseguiu escapar dos furos de pneus, saídas da estrada e acidentes para completar o dia 1 do Rali da Croácia na liderança. Thierry Neuville e Ott Tanak vieram na sequência

Kalle Rovanperä não teve dificuldades de fechar o primeiro dia do Rali da Croácia na liderança. Apesar das condições adversas do percurso, com muita lama, o jovem piloto da Toyota completou com 1min04s de vantagem sobre Thierry Neuville, da Hyundai, que precisou descontar uma punição de 40s por ter iniciado o serviço com quatro minutos de atraso devido a uma falha no alternador.

Ott Tanak, também da Hyundai, vinha em segundo, mas um furo de pneu na penúltima etapa do dia o fez perder 20s, caindo para a terceira posição.

Craig Breen levou a M-Sport Ford ao quarto posto — resultado que poderia ter sido melhor, caso o piloto não tivesse saído do percurso no estágio 2, perdendo 12s.

Olivier Solberg, com a Hyundai, foi o quinto colocado, seguido por Elfyn Evans, da Toyota, que conseguiu o sexto posto após se recuperar de dois furos no pneu dianteiro esquerdo pela manhã. Takamoto Katsuta e Gus Greensmith completaram os oito primeiros.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
As corridas do fim de semana na TV e no streaming: 22 a 24 de abril

Thierry Neuville precisou superar uma punição de 40s para terminar o dia em segundo (Foto: WRC)

O dia foi bastante complicado para os pilotos por conta das condições do trajeto. Muitos sofreram com furos nos pneus, como Greensmith e Pierre Louis Loubet, que teve três furos nas etapas da manhã e precisou abandonar. O dia também foi marcado por acidentes de Esapekka Lappi, da Toyota, e Adrien Fourmaux, da M-Sport, que abandonaram.

Mesmo vencendo a primeira das etapas da tarde, Rovanperä admitiu que adotou uma abordagem mais cautelosa devido à deterioração das condições da estrada. Os estágios 5 e 6 foram bem complicados para os pilotos por conta da baixa visibilidade causada por névoa. Neuville, por exemplo, alegou ter dirigido em determinado momento “sete ou oito quilômetros sem enxergar”.

O Rali da Croácia, terceira etapa do WRC 2022, continua neste sábado (23). Os pilotos voltam à estrada para a disputa de mais oito estágios.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.