Kenjiro Shinozuka, primeiro japonês vencedor do Dakar, morre aos 75 anos

Primeiro japonês a vencer o Rali Dakar, em 1997, Kenjiro Shinozuka morreu na última segunda-feira, aos 75 anos

Kenjiro Shinozuka, ex-piloto japonês de rali, morreu na última segunda-feira (18) aos 75 anos de idade. De acordo com a imprensa local, incluindo a Jiji Press, o vencedor do Rali Dakar de 1997 estava internado em um hospital na província de Nagano, no centro do Japão, e vinha lutando contra um câncer no pâncreas.

Nascido na cidade de Tóquio, Shinozuka fez história ao competir nos principais campeonatos de rali como piloto de fábrica da Mitsubishi. Porém, antes de se aventurar nas competições, ele começou a carreira trabalhando como mecânico na fabricante japonesa.

Kenjiro participou de seu primeiro Dakar em 1986, mas sem muito sucesso. Nos dois anos seguintes, ele terminou entre os três primeiros, com destaque para a segunda colocação em 1988, ficando atrás do campeão do Mundial de Rali, o sueco Juha Kankkunen. Naquele mesmo ano, Shinozuka conquistou o título do rali da Ásia-Pacífico, ao lado do navegador Fred Gocentas.

Foi apenas em 1991, a bordo de um Galant VR-4 e tendo John Meadows como navegador, que Kenjiro conseguiu vencer a sua primeira etapa do WRC, na Costa do Marfim, derrotando o também piloto da Mitsubishi, o francês Patrick Tauziac, por uma diferença de mais de 2h. Com o triunfo, Shinozuka se tornou o primeiro piloto japonês a vencer uma etapa do Mundial. Ele voltou a vencer a prova no país africano no ano seguinte

Kenjiro Shinozuka foi o primeiro japonês a vencer uma etapa do Mundial de Rali (Foto: Manuel de Almeida)

Cinco anos mais tarde, em 1997, ao lado do co-piloto francês Henri Magne e abordo de uma Mitsubishi Pajero 4×4, Kenjiro venceu o Rali Dakar. Este, mais uma vez, foi um feito histórico. Shinozuka se tornou o primeiro piloto fora da Europa a conseguir subir no degrau mais alto do pódio na icônica corrida.

Apesar de um grave acidente em 2003 que o deixou em coma, Kenjiro competiu no Dakar até 2007. Após o fim da parceria com a Mitsubishi, um ano antes do acidente, o japonês ingressou na equipe de fábrica da Nissan, com quem competiu nos últimos cincos anos antes de se aposentar.

Shinozuka entrou para o Hall da Fama do automobilismo japonês em 2022 e chegou a fazer parte da equipe de segurança do WRC no Rali do Japão, no ano passado.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.