Moraes aponta saldo positivo após 12º lugar na maratona do Dakar: “Muito difícil”

Lucas Moraes teve problemas durante a maratona do Dakar, mas se manteve no top-10 geral e está 20 minutos atrás do líder Henk Lategan. Brasileiro espera seguir brigando pela vitória

Lucas Moraes segue na disputa pela vitória após a etapa maratona do Dakar 2025, iniciada no último domingo e finalizada nesta segunda-feira (6). Apesar de amargar um pneu furado e dois atolamentos, o piloto da Toyota conseguiu finalizar a especial de 971 km na 12ª colocação, que rendeu, até aqui, o oitavo posto no geral.

Após finalizar a especial mais longa e desafiadora do Dakar, onde precisou passar a noite em um acampamento sem comunicação com o time, Moraes enxerga “saldo positivo” por ainda estar na disputa. A desvantagem de Lucas para o atual líder Henk Lategan, companheiro de equipe na Toyota, é de 20 minutos.

“Foi uma especial muito difícil, mesmo. Mas no final o saldo até que foi positivo para a gente. No primeiro dia, que foi a primeira parte das 48 horas, largamos em sétimo, de acordo com a estratégia da equipe. Conseguiu passar uns seis carros até que rapidamente, nos primeiros 250-280km. E por isso nós tivemos que abrir a prova, ou seja, a ser os primeiros a largar nas especiais”, declarou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Só o esqueleto! Sainz chega ao final da maratona do Dakar 2025 com carro destroçado

Lucas Moraes preso em duna na maratona do Dakar (Foto: Reprodução/Dakar)

“Andamos assim por mais de 100km. O problema é que quando você abre a prova não tem a trilha formada pelas marcas de pneus de outros carros e fica sem nenhuma referência no meio das dunas, o que é um risco muito, muito alto mesmo. Por isso, pra não se acidentar, você tem que diminuir muito a sua velocidade”, seguiu.

Com pódio em 2023, Moraes agora se prepara para a terceira especial, que finalmente sai da cidade de Bisha parte para Al Henakiyah, onde é localizado o deserto Empty Quarter. A etapa foi encurtada em 169 km por conta das fortes chuvas na região.

“Eu ainda cometi alguns erros, por que ainda estou aprendendo a andar no deserto, que é uma técnica muito específica, que não é possível aprender andando só no Brasil. Mas nesta segunda-feira a gente descontou uns 6 a 8 minutos dos ponteiros e conseguimos diminuir a diferença. Então, acho que nos saímos bem no cômputo geral. Estamos apenas no começo do Dakar e já parece que faz uma semana. Mas ainda tem muita coisa pela frente. É importante manter o foco e minimizar o cansaço, porque a parte mental é muito importante no Dakar”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.