Macík conquista 4ª etapa do Dakar e amplia vantagem sobre Loprais nos caminhões
Depois de ver Ales Loprais vencer a terceira especial, Martin Macík deu a volta por cima e conseguiu abrir uma grande vantagem na classificação geral do Dakar 2025
DAKAR 2025
4ª Especial: Al Henakiyah ➡ Al Ula
Deslocamento: 173 km
Trecho cronometrado: 415 km
Percurso total: 588 km
Depois de ver o principal rival na briga pelo título do Dakar em 2025 vencer a terceira etapa, Martin Macík conseguiu responder à altura e conquistou mais uma vitória nesta quarta-feira (8). Ao lado do navegador Frantisek Tomasek e do mecânico David Svanda, o piloto da MM Technology completou o percurso entre Al Henakiyah e Al Ula em 5h02min46s e ampliou a vantagem na liderança da classificação geral.
Ainda que tenha enfrentado alguns desafios nos momentos iniciais, o dono do #600 conseguiu cruzar a linha de chegada com uma vantagem de 3min38s sobre o trio da Eurol, comandado por Mitchel van den Brink e que ainda conta com Moises Torrallardona e Jarno Van de Pol. Um pouco mais atrás, o carro #603 da MM, liderado por Kees Koolen, concluiu a prova em 5h11min31s e completou o top-3.
Vaidotas Zala, Martin Šoltys, Tomáš Vrátný, Anja Van Loon e Martin Van den Brink seguiram a lista dos oito primeiros. A grande surpresa ficou por conta de Ales Loprais, atual vice-líder da competição e vencedor da terceira etapa, que terminou o dia apenas na nona colocação, 42min20s atrás do líder.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
O trio da Firemen, formado por Richard de Groot, Jan Van der Vaet e Jan Hulsebosch, completou o top-10. Com o resultado tímido, o carro #610 segue na nona posição geral, com mais de 4h11min de desvantagem para os ponteiros.
Após a quarta especial do Dakar, Macík atingiu o total de 26h08min56s na cronometragem e ampliou a liderança sobre Loprais, segundo colocado, para 45min54s. Com um registro de 27h05min13s, Zala colocou o #605 da equipe Skuba no terceiro lugar. Van den Brink e Soltys fecham a lista dos cinco primeiros.
O Dakar deixa Al Ula nesta quinta-feira (9), quando parte em direção a Ha’il. Os competidores vão encarar um trecho cronometrado de 428 km, além de outros 64 km de deslocamento. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa de todas as classes do evento.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.