Nas motos, Gonçalves bate Coma em duelo acirrado e vence a primeira no Dakar 2015 na Bolívia. Azevedo é 31º

A especial da categoria motos, que saiu neste domingo (11) de Iquique, no Chile, em direção a Uyuni, na Bolívia, testemunhou a primeira vitória de Paulo Gonçalves no Rali Dakar 2015. O português precisou se esforçar para vencer o espanhol Marc Coma, que agora descontou ainda mais vantagem para o líder da classificação, Joan Barreda, que sofreu uma queda e fraturou o punho. O brasileiro Jean Azevedo foi o 31º

7ª ETAPA | 11 de janeiro

Iquique (CHI) a Uyuni (BOL)
Deslocamento: 392 km
Trecho cronometrado: 321 km
Percurso total: 713 km

Relacionadas

Depois do sábado (10) de descanso no acampamento em Iquique, no Chile, os pilotos da categoria motos retornaram ao batente na manhã deste domingo, para a sétima especial que chegou à Bolívia, na cidade de Uyuni. E o difícil estágio de hoje viu a vitória de Paulo Gonçalves. A primeira no Rali Dakar 2015.

O português da Honda imprimiu um ritmo muito forte desde o início e travou uma dura batalha com o espanhol Marc Coma, que não economizou performance. Mesmo assim, Gonçalves conseguiu se impor e fechou o trecho cronometrado de 321 km em 3h56min, apenas 14 segundos à frente de Coma.

O catalão da KTM, aliás, apresentou uma grande performance hoje e descontou seis minutos de sua diferença para o líder e compatriota Joan Barreda, que enfrentou problemas e ainda teve de driblar uma fratura no punho, depois de uma queda.

Paulo Gonçalves venceu a sétima especial do Dakar em 2015 (Foto: AP)

O espanhol da Honda fechou a etapa em 12º, mas ainda lidera os trabalhos na classificação geral, com o tempo de 24h40min48s, 6min28 de vantagem para Coma.

O austríaco Matthias Walkner, com a KTM #27, voltou a andar bem e completou o dia em terceiro, 30 segundos depois do ponteiro. Já com a marca de 1min32s atrás, o chileno Pablo Quintanilla foi o quarto, logo à frente do australiano Toby Price.

Já o brasileiro Jean Azevedo não teve grandes dificuldades para terminar a especial em 31º. O piloto da Honda é o 28º na classificação geral.

Rali Dakar 2015, Motos, Dia 7:

1 7 PAULO GONÇALVES POR HRC RALLY
HONDA
03:56:00  
2 1 MARC COMA ESP RED BULL KTM FACORY TEAM
KTM
03:56:14 00:00:14
3 27 MATTHIAS WALKNER AUS RED BULL KTM FACORY TEAM
KTM
03:56:30 00:00:30
4 31 PABLO QUINTANILLA CHI RALLY REPLICA KTM
KTM
03:57:32 00:01:32
5 26 TOBY PRICE AUS RALLY REPLICA KTM
KTM
03:57:49 00:01:49
6 10 JUAN PEDRERO GARCIA ESP JVO
YAMAHA
03:59:20 00:03:20
7 13 ALAIN DUCLOS FRA SHERCO RALLY FACTORY
SHERCO
03:59:48 00:03:48
8 5 HELDER RODRIGUES POR HRC RALLY
HONDA
04:00:05 00:04:05
9 18 STEFAN SVITKO ESL SLOVNAFT TEAM
KTM
04:01:09 00:05:09
10 20 RIAAN VAN NIEKERK POL RALLY REPLICA KTM
KTM
04:02:06 00:06:06
12 2 JOAN BARREDA ESP HRC RALLY
HONDA
04:02:13 00:06:13
31 24 JEAN AZEVEDO BRA HONDA SOUTH AMERICA
HONDA
04:17:47 00:21:47
PETROBRAS COGITA REVER OU MESMO INTERROMPER ACORDO COM WILLIAMS

Embora o assunto esteja sendo tratado internamente de maneira sigilosa e não haja ainda uma decisão tomada, o Diário Motorsport , parceiro do GRANDE PRÊMIO, pode afirmar que a revisão – ou até mesmo a interrupção – do contrato com a equipe Williams na F1 está na pauta de assuntos pendentes nesse início de 2015 na Petrobras. Não que a presença da petrolífera brasileira na categoria esteja ameaçada pelos atuais solavancos políticos e econômicos, mas uma questão pontual de ordem técnica teve o poder de colocar o acordo numa vasta planilha de ações que estão sujeitas a revisão.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

EX-DIRETOR DA MARUSSIA LAMENTA CRISE E VÊ PONTOS EM 2014 COMO VITÓRIA PARA EQUIPE GRANDE

Atual chefe de comunicação da F-E, Luca Colajanni atuoua ainda na temporada 2014 como diretor de parcerias da Marussia na F1. O italiano, que também respondeu durante mais de 20 anos pela área de imprensa da Ferrari, permaneceu no cargo em Banbury até meados de setembro, logo depois do GP da Itália, muito antes da derrocada da equipe anglo-russa no Mundial. Mesmo assim, o assessor lamentou o destino do time com a grave crise financeira, mas também saudou o melhor momento da esquadra no ano passado, quando somou dois pontos com a nona colocação de Jules Bianchi no GP de Mônaco, em maio passado.

Leia reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

RICCIARDO VÊ MERCEDES JÁ NO TOPO E ACHA QUE RED BULL ALCANÇA EM 2015

Daniel Ricciardo fez uma grande temporada em 2014, mas a Red Bull não entregou a ele um carro que desse condições de conquistar o título mundial. Em 2015, Ricciardo crê que a Mercedes não tem mais o que melhorar, enquanto Red Bull ainda tem muito onde evoluir. Portanto, o piloto acredita que a diferença entre as duas irá diminuir bastante 

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!