Neuville comanda primeiro e caótico dia do Rali do Quênia. Ogier é quarto

A apenas 18s8 de Takamoto Katsuta, Thierry Neuville superou problemas com os pneus e foi o líder do primeiro dia do Rali do Quênia

Valtteri Bottas rodou dentro do pit-lane durante o segundo treino livre do GP da Estíria da F1 (Foto: F1/Reprodução)

O primeiro dia do Rali do Quênia terminou com o belga Thierry Neuville na liderança em um caótico, nesta sexta-feira (25). Depois de marcar o tempo mais rápido das sete especiais ao volante do Hyundai i20 e colocar 18s8 de vantagem sobre o segundo classificado, o japonês Takamoto Katsuta, Neuville conseguiu superar problemas com os pneus no final da prova, para garantir o topo da tabela.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Neuville e o navegador Martijn Wydaeghe fizeram uma exibição impressionante, ganhando três etapas. A dupla estava envolvida em uma batalha acirrada com Kalle Rovanperä, com ambas as equipes lutando pela ponta durante a tarde. Mas não aconteceu: Rovanperä foi forçado a parar, e ele e Jonne Halttunen, seu parceiro, finalizaram apenas na sétima colocação.

“Tivemos algumas boas sessões hoje. Infelizmente, também tivemos alguns furos. Algumas partes eram muito ásperas com pedras grandes, não dava para evitar tudo. Tive de cruzar os dedos para não fazer mais danos”, disse Neuville.

“Felizmente, conseguimos administrar as coisas e colocar o carro de volta a serviço. Aprendemos muito e a equipe vai analisar atentamente o carro esta noite para se preparar para outro dia desafiador amanhã. As etapas de sábado têm características diferentes e tenho certeza que veremos mais coisas acontecendo, então temos que ficar longe de problemas”, acrescentou.

Em sexta-feira caótica, Thierry Neville liderou o primeiro dia do Rali do Quênia (Foto: WRC Twitter)

Ott Tänak fechou a primeira etapa em terceiro, a 55s8 do líder. Atrás dele, terminou o francês Sébastien Ogier, líder do campeonato, que partiu o reservatório do óleo de um dos amortecedores da suspensão traseira logo pela manhã, cedendo mais de dois minutos para os outros competidores. O último lugar do top-5 ficou com Gus Greensmith.

O top-10 da etapa ainda tem Adrien Fourmaux, Kalle Rovanperä, Onkar Rai, Daniel Chwist e Patel Karan. O Rali do Quênia segue no sábado e no domingo.

Amanhã são seis especiais, com o início marcado para 2h08 (em Brasília). O campeonato tem Ogier na frente com 106 pontos, 9 a mais que Evans. Tänak é quarto com 49, 29 a menos que Neuville.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.