Neuville comanda primeiro e caótico dia do Rali do Quênia. Ogier é quarto

A apenas 18s8 de Takamoto Katsuta, Thierry Neuville superou problemas com os pneus e foi o líder do primeiro dia do Rali do Quênia

Valtteri Bottas rodou dentro do pit-lane durante o segundo treino livre do GP da Estíria da F1 (Foto: F1/Reprodução)

O primeiro dia do Rali do Quênia terminou com o belga Thierry Neuville na liderança em um caótico, nesta sexta-feira (25). Depois de marcar o tempo mais rápido das sete especiais ao volante do Hyundai i20 e colocar 18s8 de vantagem sobre o segundo classificado, o japonês Takamoto Katsuta, Neuville conseguiu superar problemas com os pneus no final da prova, para garantir o topo da tabela.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Neuville e o navegador Martijn Wydaeghe fizeram uma exibição impressionante, ganhando três etapas. A dupla estava envolvida em uma batalha acirrada com Kalle Rovanperä, com ambas as equipes lutando pela ponta durante a tarde. Mas não aconteceu: Rovanperä foi forçado a parar, e ele e Jonne Halttunen, seu parceiro, finalizaram apenas na sétima colocação.

“Tivemos algumas boas sessões hoje. Infelizmente, também tivemos alguns furos. Algumas partes eram muito ásperas com pedras grandes, não dava para evitar tudo. Tive de cruzar os dedos para não fazer mais danos”, disse Neuville.

“Felizmente, conseguimos administrar as coisas e colocar o carro de volta a serviço. Aprendemos muito e a equipe vai analisar atentamente o carro esta noite para se preparar para outro dia desafiador amanhã. As etapas de sábado têm características diferentes e tenho certeza que veremos mais coisas acontecendo, então temos que ficar longe de problemas”, acrescentou.

Em sexta-feira caótica, Thierry Neville liderou o primeiro dia do Rali do Quênia (Foto: WRC Twitter)

Ott Tänak fechou a primeira etapa em terceiro, a 55s8 do líder. Atrás dele, terminou o francês Sébastien Ogier, líder do campeonato, que partiu o reservatório do óleo de um dos amortecedores da suspensão traseira logo pela manhã, cedendo mais de dois minutos para os outros competidores. O último lugar do top-5 ficou com Gus Greensmith.

O top-10 da etapa ainda tem Adrien Fourmaux, Kalle Rovanperä, Onkar Rai, Daniel Chwist e Patel Karan. O Rali do Quênia segue no sábado e no domingo.

Amanhã são seis especiais, com o início marcado para 2h08 (em Brasília). O campeonato tem Ogier na frente com 106 pontos, 9 a mais que Evans. Tänak é quarto com 49, 29 a menos que Neuville.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar