Estatísticas da Fórmula E após eP de Mônaco
Os vencedores do GP de Miami de F1
Como foi o sábado do GP de San Marino de 1994
Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
Rali

Ogier vence fácil Rali da Itália e segue firme rumo ao primeiro título mundial. Kubica termina em nono

Sébastien Ogier conquistou sua quarta vitória na temporada 2013 do WRC. Mais do que isso, o francês abriu 64 pontos de vantagem para Jari-Matti Latvala e está cada vez mais perto do seu primeiro título mundial de rali. Robert Kubica terminou em nono e somou seus primeiros pontos na divisão principal do WRC

 

Venha trabalhar no GRANDE PRÊMIO! Inscreva-se já no Grande Estagiário 6

O Rali da Itália marcou não somente a reação de Sébastien Ogier, mas também a retomada de sua caminhada rumo ao primeiro título mundial no WRC. Três semanas depois de enfrentar problemas na Grécia, o francês teve uma performance simplesmente dominante na Sardenha, não deu a menor chance para os seus rivais e faturou todos os 28 pontos possíveis neste fim de semana. Além da vitória, Ogier acelerou forte seu Volkswagen Polo R WRC no Power Stage e somou outros três pontos-extras. Assim, Sébastien agora tem 154 pontos na temporada, contra 90 de Jari-Matti Latvala, seu companheiro de equipe e terceiro colocado em Olbia. Restam seis etapas para o fim da temporada.


Das 16 especiais do Rali da Itália, Ogier venceu nada menos do que sete. Isso só já deixa evidente seu domínio perante os rivais ao longo da prova. O único que tinha chances remotas de tirar a vitória do francês era Mikko Hirvonen, da Citroën. No entanto, o finlandês cometeu um erro no décimo estágio, em Terranova, e acabou batendo seu DS3, praticamente sacramentando a vitória de Ogier na Sardenha.
Sébastien Ogier vence o Rali da Itália (Foto: Volkswagen Motorsport/Facebook)

Destaque para a grande performance de Thierry Neuville, que conquistou seu melhor resultado na carreira neste fim de semana. Constante desde o começo do Rali da Itália, o jovem piloto belga vinha em terceiro e herdou o segundo lugar depois do acidente de Hirvonen. Em grande fase, Neuville volta ao pódio do WRC depois de ter sido terceiro lugar na Grécia, há três semanas. O resultado é o melhor de um piloto de equipe-cliente neste ano no Mundial de Rali.

Desta vez, Latvala não brilhou como no Rali da Acrópole, mas fez o bastante para garantir mais um pódio na temporada. No entanto, a vantagem de Ogier só aumentou. Agora, 64 pontos separam os dois principais pilotos da Volkswagen no Mundial. Jari-Matti, que vem de um ano bem mais regular em relação ao ano passado, bateu Dani Sordo, segundo piloto da Citroën no WRC. Martin Prokop fechou o rol dos cinco primeiros na Sardenha.

A grande surpresa do Rali da Itália foi a bela performance de Elfyn Evans. O galês, que substituiu Nasser Al-Attiyah excepcionalmente nesta etapa, conquistou belo resultado ao lado do navegador do piloto catariano, o italiano Giovanni Bernachinni. Evans faturou a sexta colocação em Olbia com o Ford Fiesta da M-Sport #6, terminando à frente de outro Ford Fiesta, do polonês Michal Kosciuszko. Mads Ostberg, também da M-Sport, ficou longe de apresentar bom rendimento neste fim de semana. Tudo o que o norueguês conseguiu foi um oitavo lugar na sétima etapa do Mundial de Rali.
Thierry Neuville faturou seu melhor resultado no WRC (Foto: Qatar M-Sport/Facebook)

Por outro lado, Robert Kubica vai crescendo a cada dia no rali. O polonês, que corre com um Citroën DS3 RRC, conquistou um belo nono lugar, terminando pela primeira vez no rol dos dez primeiros na classificação geral do WRC. Kubica venceu a classe WRC2 do Rali da Itália, repetindo o resultado obtido na Grécia. Khalid Al Qassimi, terceiro piloto da equipe Citroën, completou o rol dos dez primeiros pilotos no Rali da Itália.

Agora o WRC faz uma pausa de pouco mais de um mês para as férias de verão na Europa. A próxima etapa do Mundial de Rali será o lendário Rali da Finlândia, também conhecido como Rali dos Mil Lagos, que será disputado entre 1º e 3 de agosto.

WRC, Rali da Itália, Sardenha, final:

1 Sébastien OGIER FRA Volkswagen 3:22:57.9 16 estágios
2 Thierry NEUVILLE BEL Qatar M-Sport Ford +1:16.8  
3 Jari-Matti LATVALA FIN Volkswagen +1:48.0  
4 Dani SORDO ESP Citroën +3:19.2  
5 Martin PROKOP TCH Czech Ford +8:34.1  
6 Elfyn EVANS GAL Qatar M-Sport Ford +11:51.8  
7 Michal KOSCIUSZKO POL Lotos Ford +11:52.7  
8 Mads OSTBERG NOR Qatar M-Sport Ford +13:21.5  
9 Robert KUBICA POL Citroën +16:47.6  
10 Khalid AL QASSIMI EAU Abu Dhabi Citroën +17:19.9