Tänak domina dia no Rali do Japão e mantém esperanças de título do WRC. Neuville quebra
Ott Tänak, da Hyundai, liderou a sexta-feira do Rali do Japão, última etapa da temporada e que vai definir o campeão do WRC. Líder, Thierry Neuville sofreu com problemas no carro e ficou em 15º
A batalha pelo título do WRC deste ano segue aberta, principalmente após Ott Tänak, da Hyundai, liderar a sexta-feira do Rali do Japão, última etapa do campeonato mundial, enquanto o líder e companheiro de Tänak, Thierry Neuville, teve um dia para esquecer e concluiu em 15º.
O dia começou com a Hyundai na liderança. Tänak e o líder do campeonato, Neuville, conquistaram um 1-2 nas primeiras duas etapas. No entanto, enquanto o estoniano mantinha a Hyundai na ponta, o belga sofreu um problema de pressão do turbo do carro, reduzindo drasticamente sua potência no terceiro estágio. Sem serviço e com poucas peças de reposição disponíveis, Neuville e o copiloto Martijn Wydaeghe caíram para a 15ª posição.
A dupla precisa de seis pontos para levar o título mundial e agora vão dedicar toda a energia nos dois dias restantes.
“Definitivamente, tem sido difícil”, admitiu Neuville. “Não consigo encontrar nenhum ponto positivo no dia. Quando o carro estava funcionando, a sensação era boa, esse é o único ponto positivo”, completou.
Tänak, por sua vez, foi preciso e liderou o dia ponta a ponta, mantendo viva as chances de levar o campeonato. O estoniano até chegou a ser pressionado pelo galês Elfyn Evans, da Toyota, que chegou a abrir 0,7s de vantagem na metade da prova, mas se recuperou durante a tarde, retomou a liderança e conseguiu abrir uma diferença de 14,4s no túnel 2 de Isegami para concluiu a etapa com 20,9s de margem. O top-3 foi fechado por Adrien Fourmaux, da Ford.
“As etapas foram muito boas”, disse o estoniano. “Há duas etapas [amanhã] que já conhecemos, mas uma é nova. Estou ansioso pelo desafio que tenho pela frente”, destacou.
Restando apenas a etapa japonesa para definir o WRC, Neuville lidera com 225 pontos, contra 200 de Tänak e 185 de Ogier. Nos Construtores, a Hyundai também tenta garantir a taça e chegou à última rodada com 526 tentos. A Toyota tem 511, e a Ford soma 267.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.