Piloto de caminhões da Kamaz, russo Ilgizar Mardeev morre aos 56 anos após acidente com quadriciclo

O piloto russo de caminhões Ilgizar Mardeev, um dos principais nomes da Kamaz, morreu neste domingo aos 56 anos após um acidente de quadriciclo

A Kamaz perdeu um de seus nomes mais importantes da história. Neste domingo (24), o piloto de caminhões russo Ilgizar Mardeev morreu aos 56 anos, vítima de um acidente de quadriciclo. 
 
Nascido em 4 de julho de 1958 em Grodekovo, Mardeev iniciou a sua trajetória no serviço militar, seguindo logo depois para trabalhar na produção da Kamaz. Rapidamente virou engenheiro de testes de motores na fabricante russa, permanecendo no grupo por mais de 30 anos até a sua morte.
 
Sua estreia no Dakar foi em 1994 e por uma década participou regularmente da prova, pela equipe Kamaz-Master. Conquistou o vice-campeonato em 2007, um quarto lugar em 2011, além de onze vitórias em especiais, a última em 2010. Em sua última aparição no evento, o piloto completou a prova no 14º lugar. 
Ilgizar Mardeev morreu aos 56 anos (Foto: Frederic Le Floch / DPPI)
Em 2013, Mardeev anunciou que estava deixando o mundo das competições e assumiu um cargo de produtor chefe na Kamaz. O piloto participou da maior glória da equipe em edições do Rali Dakar. Em 2011, pela primeira vez na história, os russos ocuparam os quatro primeiros postos na classificação geral.
 
Mardeev era casado e deixa dois filhos. 
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.