Pilotos do Dakar se unem ao socorro em Valência: “Muito trabalho a ser feito”
Multicampeã de Trial e Enduro e veterana do Rali Dakar, Laia Sanz liderou um comboio de cinco veículos em direção a Comunidade Valenciana para ajudar os afetados pela DANA. Joan Barreda também apoia os trabalhos de limpeza
Veteranos do Rali Dakar, Laia Sanz e Joan Barreda se juntaram às equipes de socorro na Comunidade Valenciana. Mais de uma semana depois de a região ser devastada por uma DANA (Depressão Isolada em Altos Níveis), os pilotos se dirigiram a região levando mantimentos, produtos de limpeza e se uniram aos trabalhos de limpeza.
No último dia 30, choveu na região de Valência, no período de apenas oito horas, o esperado para um ano. A tempestade foi causada por um fenômeno meteorológico conhecido localmente como DANA, que acontece quando uma massa de ar polar muito fria fica isolada e começa a circular em altitudes muito elevadas (entre 5 e 9 mil metros). Quando essa massa colide com o ar mais quente e úmido do mar mediterrâneo, gera fortes tempestades. Especialistas indicam que a frequência maior de DANAs e a intensidade das chuvas têm relação direta com as mudanças climáticas causadas pela ação do homem.
Relacionadas
Multicampeã de Trial e Enduro e veterana do Rali Dakar, Laia liderou um comboio de cinco carros — três veículos 4 x 4 e dois furgões — e uma moto, carregando mantimentos e produtos de higiene para ajudar os atingidos pelo desastre climático que matou mais de 200 pessoas e deixou centenas de desaparecidos.
Laia se dirigiu ao município de Benetússer, onde passou o dia “recuperando carros com os bombeiros de Valência”. A espanhola passou a noite em um acampamento improvisado em Silla, para seguir “ajudando com tudo que for possível”.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“É impressionante tudo o que vimos e só posso imaginar como isso estava há alguns dias”, disse Laia. “Toda a ajuda é pouca, mas tudo conta. Há muito trabalho a ser feito”, completou.
Barreda, por sua vez, foi para Massanassa, onde tem ajudado na remoção de lama, limpeza das casas e na distribuição de mantimentos.
“Ver pessoalmente um desastre climático como este é muito triste”, desabafou Joan. “É inimaginável que algo assim aconteça”, completou.
O local Tosha Schareina é mais um dos pilotos do Dakar que estão trabalhando nos esforços de recuperação de Valência, assim como Daniel Alberto, que foi de moto até locais onde os carros não estão conseguindo chegar para levar suprimentos à população afetada.
A equipe Naturhouse Raid também disponibilizou os veículos de assistência para ajudar a população valenciana. Os caminhões da equipe têm auxiliado na remoção de veículos e no transporte de suprimentos.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.