Rali da Sardenha testa novo formato do WRC com especiais compactadas em 48 horas

Ainda aplicando mudanças para futuro, WRC testará novo formato no Rali da Sardenha, com especiais comprimidas em 48 horas e com menos de 300 km de duração

O Rali da Sardenha, que acontece entre 30 de maio e 2 de maio, será palco de um teste de novo formato para o WRC. No evento italiano, as 16 especiais acontecerão em um intervalo de 48 horas.

Serão 16 estágios cobrindo um total de 266,4 km na cidade de Alghero, que foi a sede do evento em 2022. A intenção da FIA é de ter ralis mais compactos como parte do pacote de mudanças que o campeonato deve ter no futuro. Atualmente, a duração das edições é de mais de 300 km.

Neste novo formato, o rali inicia na manhã de sexta-feira com um pequeno shakedown antes das quatro primeiras especiais, que acontecem a partir das 13h30 (Horário local). O sábado contará com oito estágios divididos por um intervalo para troca de pneus. E o domingo conta com as quatro etapas finais.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Esapekka Lappi liderou a sexta-feira do Rali da Sardenha (Foto: WRC)

“A aventura do Rally Italia Sardenha continuará este ano com um percurso compacto baseado nas novas diretrizes da FIA de 2025, com toda a corrida condensada em apenas 48 horas. O Rally Italia Sardenha regressará a Alghero este ano, com o parque de assistência montado, tal como há dois anos”, publicaram os organizadores.

Não é a primeira mudança que o Mundial de Rali aplica em 2024. Na etapa de Mônaco, entrou em vigor a nova pontuação, dando mais pontos ao piloto que encerra o sábado na frente, desde que veja a bandeira quadriculada no domingo.

O Rali da Itália Sardenha será realizado entre os dias 30 de maio e 2 de junho. O belga Thierry Neuville, que é o atual líder do Mundial, vai defender a vitória em solo italiano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.