Rali Dakar chega à metade com média de 15% de abandono e trecho entre Jujuy e Uyuni como mais problemático

Enquanto os pilotos curtem um merecido dia de descanso em Salta, na Argentina, é hora de fazer um balanço dos primeiros oito dias de competição. Nesses quase oito mil quilômetros percorridos desde a largada em Buenos Aires, 53 competidores abandonaram a disputa, com o trecho entre San Salvador de Jujuy e Uyuni se mostrando o mais problemático

A edição 2016 do Rali Dakar chegou à sua marca intermediária. Neste domingo (10), os 294 competidores que ainda seguem na disputa aproveitam um merecido dia de descanso em Salta, na Argentina, depois de enfrentarem cerca de oito mil quilômetros de muita lama, terra, areia e pedras.
 
Passados oito dias desde a largada promocional em Buenos Aires, o Dakar registra um total de 53 abandonos, o que representa cerca de 15,2% do montante de veículos inscritos na prova. Em números absolutos, a categoria motos foi a que mais sofreu baixas, com 24 pilotos deixando o combate nesses primeiros dias, contra 16 carros, nove quadriciclos e quatro caminhões.
Bolívia recebeu o Dakar com festa, mas não facilitou as coisas para os pilotos (Foto: Andre Lavadinho/A Vialatte/At World)
Em termos de porcentagem, entretanto, a balança pende para o lado dos quadris. Com um total de 45 inscritos, a categoria perdeu 20% de seus participantes, entre eles o campeão vigente, Rafal Sonik, e o brasileiro Marcelo Medeiros, que vinha fazendo um Dakar exemplar em sua estreia na mais difícil prova off-road no planeta.
 
 A classe dos quadriciclos, porém, não foi a única a perder candidatos ao título. Nas motos, Joan Barreda, mais uma vez, abandonou após problemas com o motor da CRF 450 Rally. Além do piloto da Honda, Matthias Walkner, atual detentor do título do Mundial de Rali Cross-Country, também se despediu mais cedo, após fraturar o fêmur na especial de sábado.
 
Em seu 18º Dakar, Jean Azevedo também ficou pelo caminho. O brasileiro teve um rali difícil, que começou com uma queda ainda na primeira especial disputada e terminou com a entrega do radiador a Javier Pizzolito, que também não foi muito além e abandonou a disputa na sétima etapa.
 
Entre os carros, 16 dos 111 inscritos já estão fora de combate. O abandono mais gritante foi o da dupla chinesa Guo Meiling e Liao Min, que sofreram um acidente ainda no Prólogo, ferindo uma dezena de espectadores.
 
Além das chinesas, a lista de abandonos tem ainda das duplas formadas pelos brasileiros Jorge Wagenfuhr e Joel Kravtchenko e Guilherme Spinelli e Yousseff Haddad. Completando o ano difícil da Mitsubishi, Carlos Sousa e Paulo Fiuza também interromperam a sequência de bons resultados e ficaram pelo caminho na quinta especial
Sébastien Loeb conquistou o coração da torcida (Foto: Eric Vargiolu/DPPI)
Entre os caminhões, o número de abandonos é bastante menor e fica em torno de 7%. Até agora, apenas quatro trios ficaram pelo caminho: Martin van der Brink, Rijk Mouw e Peter Willemsen, Ales Loprais, Ferran Marco Alcayna e Bernard Der Kinderen, Jan Lammers, Emiel Megens e Erik Kofman, e José Martins, Franck Puchouau e Bruno Bouey.
 
No que diz respeito ao estágio mais ‘traumático’, a quinta especial da prova foi a que coletou mais vítimas até aqui. No total, o trecho entre San Salvador de Jujuy e Uyuni registrou 15 dos 53 abandonos do Dakar — seis nas motos, dois nos carros, cinco nos quadriciclos e dois nos caminhões.
 
 Este quinto estágio representou a chegada ao cume do Dakar, já que, pela primeira vez na história, os pilotos subiram a uma altitude de 4.580 metros na chegada à Bolívia. Além de ser um desafio em termos respiratórios, a entrada no país comandado por Evo Morales também significou uma mudança técnica, já que a competição passou a exigir mais da habilidade dos navegadores.
 
Confirmando a já conhecida dificuldade da Bolívia, o sexto estágio surge na sequência na lista de abandonos, com 12 competidores dando adeus durante a especial de Uyuni. 
 
No mais longo trecho cronometrado do Dakar, os competidores correram contra o tempo em altitudes que variaram entre 3.500 e 4.200 metros, em um ambiente com constante mudança de terreno. Desta vez, pelo menos, ninguém teve de cruzar o Salar de Uyuni, uma travessia que se converteu em uma epopeia no ano passado.
Pilotos precisaram de oxigênio quando chegaram na Bolívia (Foto: Andre Lavadinho/A Vialatte/At World)
Pela ordem, os estágios quatro e sete também fizeram muitas vítimas — sete —, seguidos pela terceira especial — seis — e pelo segundo trecho cronometrado — duas. 
 
De volta à Argentina, os pilotos aproveitam um dia de descanso em Salta e amanhã reiniciam a disputa com uma especial até Belén. A expectativa é de que esta segunda semana de rali seja bastante mais exigente que a anterior.
 
Nas motos, o português Paulo Gonçalves tem a liderança da disputa com 3min12s de vantagem para Toby Price. Stefan Svitko, Pablo Quintanilla e Kevin Benavides completam o top-5.
 
Entre os quadricilos, a liderança é de Alejandro Patronelli, que tem 3min36s de margem para o irmão, Marcos. Sergey Karyakin, Jeremías Gonzalez Ferioli e Alexis Hernández completam a relação dos cinco primeiros.
 
Nos carros, os estreantes Sébastien Loeb e Daniel Elena retomaram a liderança, abrindo 2min22s de margem para Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret. Carlos Sainz e Lucas Cruz completam um top-3 dominado pela Peugeot, com Nasser Al-Attiyah e Mikko Hirvonen vindo logo atrás.
 
Entre os caminhões, a liderança é de Pieter Versluis, que já abriu 5min31s de diferença para Gerard De Rooy. Airat Mardeev vem na sequência, à frente de Eduard Nikolaev e Hans Stacey.
 
 
 
 
Motos e Quadriciclos
Carros
Caminhões
DATA
LOCAL
ESTÁGIO
ESPECIAL
DESLOCAMENTO
ESPECIAL
DESLOCAMENTO
ESPECIAL
DESLOCAMENTO
02/jan
Buenos Aires – Rosário
Prólogo
11 KM
346 KM
11 KM
346 KM
11 KM
346 KM
03/jan
Rosário – Villa Carlos Paz
1
227 KM
632 KM
258 KM
662 KM
258 KM
662 KM
04/jan
Villa Carlos Paz – Termas de Río Hondo
2
450 KM
786 KM
521 KM
858 KM
521 KM
858 KM
05/jan
Termas de Río Hondo – San Salvador de Jujuy
3
314 KM
663 KM
314 KM
663 KM
314 KM
663 KM
06/jan
San Salvador de Jujuy – San Salvador de Jujuy
4
429 KM
629 KM
429 KM
629 KM
418 KM
619 KM
07/jan
San Salvador de Jujuy – Uyuni
5
327 KM
642 KM
327 KM
642 KM
327 KM
642 KM
08/jan
Uyuni – Uyuni
6
542 KM
723 KM
542 KM
723 KM
295 KM
600 KM
09/jan
Uyuni – Salta
7
353 KM
793 KM
353 KM
793 KM
353 KM
793 KM
10/jan
Salta
DIA DE DESCANSO
11/jan
Salta – Belén
8
393 KM
766 KM
393 KM
766 KM
393 KM
766 KM
12/jan
Belén – Belén
9
285 KM
436 KM
285 KM
396 KM
285 KM
396 KM
13/jan
Belén – La Rioja
10
278 KM
561 KM
278 KM
763 KM
278 KM
763 KM
14/jan
La Rioja – San Juan
11
431 KM
712 KM
431 KM
712 KM
431 KM
712 KM
15/jan
San Juan – Villa Carlos Paz
12
481 KM
931 KM
481 KM
931 KM
267 KM
866 KM
16/jan
Villa Carlos Paz – Rosário
13
180 KM
699 KM
180 KM
699 KM
180 KM
699 KM
TOTAL
4.701 KM
9.319 KM
4.803 KM
9.583 KM
4.331 KM
9.385 KM

VIU ESSA? CHINESA PERDE CONTROLE E ACERTA PÚBLICO NO DAKAR


determinarTipoPlayer(“15727185”, “2”, “0”);
fechar

Relacionadas

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n<e.length;n++)if(child=e[n],e[n].id.substr(0,t.length)==t)return e[n];for(var c=0,n=1;nc&&(c=e[n].offsetWidth);return c>80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)<0?n+="px":n,cc.style.display="",s2.width=n,window.frameElement&&(s1.height=c2.offsetHeight+5+"px"),t=500,s1.width="100%"}rs(t)},200)}var c1=window.frameElement?window.frameElement:document.getElementById("crt_ftr"),c2=document.getElementById("crt_ftr"),s1=c1.style;s1.position="fixed",s1.bottom="-4px",s1.left="0px",window.frameElement&&(s1.height="0"),c2.style.textAlign="center",s1.zIndex="60000";var cc=document.getElementById("crt_cls"),s2=cc.parentNode.style;cc.onclick=function(){s1.display="none"};var t=0;rs(0);

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth < 970) ? 302357 : 302359;
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!