Alsaif triunfa em etapa 2 nos UTVs e Seth Quintero bate recorde histórico no Dakar

Saleh Alsaif, piloto saudita, desbancou nomes fortes como Gerrard Farres Guell e Francisco ‘Chaleco’ López para vencer a especial desta segunda-feira nos UTVs. Reinaldo Varela e Maykel Justo ficaram em sétimo. Nos veículos leves, a classe T3, vitória do norte-americano Seth Quintero, que se tornou o piloto mais jovem a vencer uma especial do maior rali do mundo em qualquer categoria, chegando ao triunfo com 18 anos

2ª etapa – Bisha – Wadi Ad-Dawasir
Trecho de especial: 457 km
Deslocamentos: 228 km
Trecho total: 685 km

A segunda etapa do Dakar 2021, realizada nesta segunda-feira (4) entre Bisha e Wadi Ad-Dawasir, na Arábia Saudita, foi histórica. Seth Quintero, norte-americano de 18 anos e 4 meses que faz sua estreia no maior rali do planeta, venceu a disputa do dia na classe T3, dos chamados veículos leves, inclusive desbancando nomes fortes como da espanhola Cristina Gutiérrez, vencedora no último domingo, e do veterano e experientíssimo Mattias Ekström. Ao lado do também estreante no Dakar, o navegador Dennis Zenz, Quintero fez o percurso de 457 km em 5h14min41s. Entre os UTVs, dominado pelos veículos da Can-Am, a vitória ficou com o saudita Saleh Alsaif, que superou o espanhol Gerrard Farres Guell por 1min40s para triunfar em casa.

Nos primeiros 46 km, quem liderou foi a tripulação brasileira formada por Reinaldo Varela e Maykel Justo. Em seguida, os competidores da equipe Monster Can-Am foram superados pela dupla francesa que conta com o novato Matthieu Margaillan como piloto, contando com a navegação da também estreante Axelle Roux-Decima.

SALEH ALSAIF; DAKAR; UTV;
Saleh Alsaif venceu a etapa 2 do Dakar nos veículos leves (Foto: Dakar/Twitter)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O duo francês liderou a especial por cerca de 100 km. Entretanto, com ritmo mais constante e entre os primeiros desde o início da etapa, Saleh Alsaif conseguiu assumir a liderança na metade final da prova e jamais foi superado desde então. No seu segundo Dakar, o saudita, que corre ao lado do espanhol Oriol Vidal Montijano, triunfou com o UTV Can-Na da equipe Black Horse.

Farres Guell, em sua 14ª participação no Dakar, terminou em segundo lugar ao lado do navegador Armand Monleon. E a dupla chilena liderado pelo experiente Francisco ‘Chaleco’ López, campeão nos UTVs em 2019, concluiu na terceira colocação. ‘Chaleco’ corre ao lado do também chileno Juan Pablo Vinagre.

Aron Domzala, polonês que compete em conjunto com o compatriota Maciej Marton, foi o quarto, seguido pela dupla espanhola formada por José Antonio Hinojo López e Diego Ortega Gil. Sergei Kariakin, que compete ao lado do compatriota, o russo Anton Vlasiuk, foi o sexto, com a tripulação sendo seguida por Reinaldo Varela e Maykel Justo. Os brasileiros concluíram a etapa com 5h11min51s, 6min44s atrás dos vencedores do dia.

SETH QUINTERO; DAKAR; DAKAR 2021
Seth Quintero fez história no Dakar (Foto: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool)

Margaillan e Roux-Decima fecharam em oitavo, à frente do duo composto pelo norte-americano Austin Jones e pelo brasileiro Gustavo Gugelmin, que fecharam o domingo como líderes na classificação geral da classe. Quintero e Zenz foram os décimos no geral, quando contabilizados os tempos dos T3 e UTVs. Somente na classe dos UTVs, os portugueses Lourenço Rosa e Joaquim Dias fecharam a lista dos dez primeiros da classificação da etapa.

Com duas etapas percorridas, ‘Chaleco’ López lidera a classificação do Dakar na disputa total dos veículos leves com 1min01s de vantagem para o polonês Domzala. Farres Guell é o terceiro, enquanto Cristina Gutiérrez aparece numa ótima quarta colocação, a 2min47s do líder da prova até o momento. A espanhola inclusive supera fortes conjuntos como o de Varela e Maykel Justo, que aparecem em quinto, e Austin Jones e Gugelmin, em sexto. Alsaif, com os resultados desta segunda-feira, subiu para nono no geral.

Dakar 2021, Veículos Leves, classificação geral após 2 etapas:

1F LÓPEZ CONTARDO
J.P LATRACH VINAGRE
SOUTH RACING 8:58:13 
2A DOMZALA
M MARTON
CAN-AM 8:58:520:00:39
3G FARRÉS GUELL
A MONLEON
CAN-AM 8:59:140:01:01
4C GUTIÉRREZ HERRERO
F CAZALET
TEAM USA 9:01:000:02:47
5R VARELA
M JUSTO
CAN-AM 9:02:220:04:09
6A JONES
G GUGELMIN
CAN-AM 9:05:030:06:50
7J.A HINOJO LÓPEZ
D ORTEGA GIL
HIBOR PAID 9:05:190:07:06
8S KARIAKIN
A VLASIUK
SNAG 9:05:240:07:11
9S ALSAIF
O VIDAL MONTIJANO
FN SPEED – BLACK HORSE 9:09:540:11:41
10S QUINTERO
D ZENZ
TEAM USA 9:18:330:20:20
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar