Ogier vê acidente de Rovanperä e consuma virada incrível no Rali da Finlândia do WRC

Kalle Rovanperä era o grande favorito para vencer o Rali da Finlândia depois de dominar os dois primeiros dias, mas sofreu um acidente no penúltimo estágio do fim de semana e viu a vitória cair no colo do octacampeão Sébastien Ogier

O Rali da Finlândia, disputado pelo WRC ao longo do fim de semana, terminou com uma virada incrível neste domingo (4). Depois de dominar toda a etapa e dar indícios de que enfim venceria em casa pela primeira vez na categoria, Kalle Rovanperä sofreu um acidente no penúltimo estágio e abandonou. Com isso, o caminho ficou aberto para Sébastien Ogier garantir o triunfo da Toyota em sua primeira disputa no local desde 2021.

Rovanperä fechou o sábado com 44s2 de vantagem para Ogier e precisava apenas gerenciar a distância no domingo. E o finlandês começou bem, com duas vitórias nas duas primeiras parciais do dia. Tudo foi para o espaço, porém, com a capotagem na terceira, o que encerrou as chances de disputa para o bicampeão. As duas especiais que fecharam o fim de semana foram vencidas por Takamoto Katsuta, da Toyota.

Ogier, que entrou no penúltimo estágio da rodada 45s8 atrás de Rovanperä, havia admitido ao longo do fim de semana que não conseguia acompanhar o ritmo do finlandês depois de dois anos sem correr no local. No entanto, após a quebra do companheiro de equipe, o francês recuperou o déficit ao lado do navegador Vincent Landais e fechou com 2h25min41s9, 40s1 à frente de Thierry Neuville, líder do campeonato com a Hyundai.

Adrien Formaux completou o top-3, 1min14s1 atrás do vencedor, enquanto Sami Pajari fechou a lista dos quatro primeiros colocados na classe principal. No WRC2, a vitória foi para Oliver Solberg, que dominou a nona etapa do campeonato com a Skoda e liderou Jari-Matti Latvala por 39s. Laurin Joona, companheiro do sueco, fechou o top-3.

Rovanperä liderou o fim de semana inteiro, mas capotou no penúltimo estágio (Foto: WRC)

Com os resultados, Neuville aproveitou as péssimas etapas de Ott Tänak e Elfyn Evans para estender a vantagem na liderança do campeonato. O belga da Hyundai foi a 168 pontos e vê o novo vice-líder, Ogier, 27 tentos atrás. Tänak é o terceiro, com 137, enquanto Evans tem 132, em quarto. Formaux completa o top-5 com 119.

A próxima etapa da temporada 2024 do WRC está prevista para acontecer entre os dias 5 e 8 de setembro, no Rali da Grécia. O campeonato ainda vai passar por Chile e Europa Central até o encerramento no Japão, no dia 24 de novembro.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.