Tetracampeão do Dakar, Baumel perde perna direita após atropelamento na França

Tetracampeão do Dakar, Mathieu Baumel agora foca em recuperação e retorno ao Dakar: "Estou pronto para encarar tudo"

O experiente copiloto e tetracampeão do Dakar, Mathieu Baumel, precisou amputar a perna direita após ser atropelado em uma estrada próxima a Reims, na França, no fim de janeiro. O navegador estava a caminho do tradicional Rali Histórico de Monte Carlo, quando parou para ajudar alguns conhecidos, que também estavam a caminho da prova e tiveram problemas na estrada. No momento em que ele prestava o socorro, foi atingido por outro carro na pista.

Após o acidente, ele sofreu diversas fraturas e precisou ficar em coma em um hospital de Reims. Os médicos tentaram recuperar as duas pernas do copiloto e trabalharam em procedimentos cirúrgicos nos últimos dias, mas o membro direito precisou ser amputado.

Neste domingo (16), o francês publicou um vídeo nas redes sociais explicando o seu estado de saúde.

“Como vocês sabem, alguns dias atrás eu me envolvi em um grande e terrível acidente na beira da estrada. Um carro bateu em outro carro e infelizmente eu fui atingido. Fui mandado para o hospital e, agora, 17 dias depois, posso dizer que me sinto muito melhor”, afirmou.

Mathieu Baumel, NAVEGADOR, RALI, ACIDENTE, RED BULL CONTENT POOL
Mathieu Baumel foi atropelado enquanto ajudava uma pessoa na estrada após o Rali de Monte Carlo (Foto: Marian Chytka/Red Bull Content Pool)

“Tomei uma grande decisão na minha vida que foi amputar minha perna direita. Então, usarei uma prótese de carbono, mas infelizmente não será minha perna original. Fiz três cirurgias diferentes para tentar consertar minha perna esquerda e ela deve ficar bem no futuro. Estou trabalhando duro para manter tudo funcionando bem”, completou.

Apesar de ter perdido a perna, o multicampeão do Dakar afirmou que quer voltar a competir no rali em breve.

“Estou feliz por estar aqui. Todos estavam realmente cuidando de mim e fizeram isso muito bem. Gostaria de agradecer a todas as pessoas ao redor do mundo que me enviaram algum apoio, algumas mensagens de vídeo, algumas mensagens no WhatsApp ou Instagram. Obrigado a todos”.

“Agora, tenho apenas um objetivo: estar pronto para o próximo Dakar, estar pronto para estar na classificação mais alta, em um carro de alto nível e, claro, pronto para estar novamente com Guillaume De Mévius. Darei a vocês mais algumas informações assim que tiver, mas agora é hora de me recuperar. Isso vai levar algumas semanas ou meses, mas estou com a cabeça boa e pronto para encarar tudo no futuro. Espero que a gente se encontre em breve no Dakar”, finalizou o francês.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.