Neuville faz valer ‘fator casa’ e lidera 1º dia do Rali da Bélgica. Rovanperä abandona

Thierry Neuville aproveitou o abandono de Kalle Rovanperä e puxou um 1-2 da Hyundai no primeiro dia de Rali da Bélgica

Thierry Neuville começou na frente na etapa de casa, o Rali da Bélgica do WRC. Nesta sexta-feira (19), o piloto puxou o 1-2 da Hyundai em um dia em que nada deu certo para a Toyota, passando por punição de Elfyn Evans e chegando em um fortíssimo acidente com Kalle Rovanperä.

Neuville aparece com 2s5 de vantagem para Ott Tänak, em duelo interno da Hyundai que também vale a vice-liderança da temporada 2022 do WRC. Ambos tentam cortar uma distância imensa para Rovanperä, que sofreu forte acidente e capotou ainda no início do dia, destruindo o carro.

Evans, que foi punido após ter tido um furo de pneu e se atrasar em uma especial, ainda vem em terceiro, 13s atrás do líder e vivíssimo na disputa. Esapekka Lappi é o outro carro da Toyota que aparece bem na disputa, em quarto, 37s distante.

Thierry Neuville aparece na frente em casa, na Bélgica (Foto: WRC)

Uma sequência de dois pilotos da Ford vem depois, com Craig Breen e Gus Greensmith. Oliver Solberg, Adrien Fourmaux, Stéphane Lefebvre e Andreas Mikkelsen completam o grupo dos dez primeiros colocados no início das atividades.

Rovanperä e a Toyota já correm contra o tempo para que o finlandês tenha o carro ajustado para disputar o Power Stage, última sessão de toda etapa, que rende até 5 pontos na classificação do campeonato. O finlandês lidera o campeonato com 198 pontos, incríveis 94 na frente de Tänak e 95 para Neuville.

O Rali da Bélgica continua neste sábado, com oito especiais disputadas no segundo dia. O início da ação está previsto para às 5h13 (em Brasília).

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

LEIA MAIS
Haas acerta ao repatriar Magnussen, vê Schumacher crescer e sobrevive na F1 2022

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.