Neuville garante título no WRC após acidente de Tänak no Rali do Japão
Após ficar com o vice em cinco oportunidades, Thierry Neuville garantiu o título no Mundial de Rali (WRC) depois que Ott Tänak abandonou o Rali do Japão
Thierry Neuville ficou com o vice no Mundial de Rali (WRC) em cinco oportunidades, mas em 2024 finalmente conseguiu reverter os bons resultados em título. O triunfo do piloto belga aconteceu neste domingo (24) após Ott Tänak, rival direto na briga pelo campeonato, cometer um erro e ter de abandonar o Rali do Japão.
Neuville se manteve na ponta da classificação do Mundial de Rali desde a primeira etapa em janeiro. Porém, o piloto da Hyundai viu suas chances de título serem ameaçadas depois de sofrer um problema na pressão do turbo na última sexta-feira (22), que o fez cair para 15º no Rali do Japão.
No sábado (21), Thierry conseguiu fazer uma boa recuperação para terminar o dia em sétimo e somou quatro pontos importantes. Assim, o Belga chegou no domingo precisando de apenas dois tentos para garantir o título. Porém, antes mesmo de a etapa no Japão ser concluída, o piloto da Hyundai assegurou a taça.
Isso porque Ott Tänak, que começou o domingo com uma vantagem de 38s na liderança, errou após pegar uma sujeira na pista, perdeu a frente do carro e bateu. Os danos causados pelo acidente obrigou o estoniano a abandonar a etapa. Com a batida do rival, Neuville garantiu o título do WRC em 2024 após ficar com o vice em 2013 e entre 2016 e 2019.
“Sinceramente, foi uma surpresa. Não sei o que dizer no momento, mas acho que merecemos. Foi um ano muito desafiador. Obviamente, tivemos muito mais pressão do que precisávamos, especialmente para este último evento. Sabíamos que havia risco e o administramos. Estamos felizes e um pouco mais relaxados agora, então podemos nos esforçar mais para o título de fabricantes, porque queremos voltar para casa com todos os troféus”, disse Neuville.
O acidente de Tänak, no entanto, complicou a situação da Hyundai entre os construtores e deu mais esperanças para a Toyota, que agora vê Elfyn Evans liderar a dobradinha da equipe com uma vantagem de 1min36s sobre Sébastien Ogier.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.