Neuville puxa 1-2-3 da Hyundai no Rali da Grécia e aumenta vantagem na ponta do WRC

Thierry Neuville se manteve longe dos imprevistos que afetaram a concorrência e puxou o 1-2-3 da Hyundai no Rali da Grécia do WRC. Belga estende vantagem na liderança

Thierry Neuville superou todos os problemas que acometeram seus adversários diretos ao longo do fim de semana e consumou, neste domingo (8), a vitória no Rali da Grécia do WRC. O piloto da Hyundai, que já entrou no último dia com a liderança, fechou a competição em 3h38min04s2, 1min36s8 à frente do segundo colocado, o companheiro de equipe Daniel Sordo. Ott Tänak completou o 1-2-3 da equipe sul-coreana.

Foi um dos finais de semanas mais complicados para a Toyota na história recente do WRC. Mais uma vez, Sébastien Ogier — que sofreu com um problema no turbo ao longo da etapa — caminhava para buscar uma recuperação, mas capotou no último estágio e despencou para o 16º lugar, atrás de vários carros do WRC2 e a mais de 23min do líder.

O domingo reservou apenas três estágios para concluir o fim de semana, e os dois primeiros terminaram com vitórias de Ogier. Com o problema do francês na última especial, Adrien Formaux faturou e manteve a França no topo.

O próprio Neuville precisou lidar com um problema de motor na sexta, mas seguiu adiante. Os concorrentes não tiveram a mesma sorte: Sordo acertou uma pedra no sábado e quebrou a parte traseira, enquanto Tänak, no mesmo dia, precisou trocar pneus duas vezes em 10km. Elfyn Evans também teve complicações no turbo, e Takamoto Katsuta abandonou.

Ogier teve mais um dia para esquecer na Grécia (Foto: WRC)

Todos, no fim, perderam tempo com os infortúnios, enquanto o líder adotou uma estratégia cautelosa e foi poupando equipamento ao longo das especiais. No fim, Neuville conquistou uma vitória importante para o campeonato, já que agora a diferença para o vice-líder Tänak está em 34 pontos. Ogier caiu para o terceiro lugar. A Hyundai também lidera o Mundial de Construtores, com 35 tentos de frente para a Toyota.

Com tantos problemas na classe principal, os pilotos do WRC2 terminaram o Rali da Grécia bem próximos dos líderes. Sami Pajari venceu com a Toyota e fechou a etapa na quarta posição da classificação geral. Robert Virves terminou em segundo com a Skoda, enquanto Yohan Rossel completou o top-3 com a Citroën.

A próxima etapa do WRC em 2024 está prevista para acontecer entre os dias 26 e 29 de setembro, com o Rali do Chile. A categoria ainda passa por Europa Central e Japão no complemento do campeonato deste ano.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.