Neuville toma liderança no fim e leva Hyundai ao topo no 1º dia do Rali da Suécia

No primeiro dia dos três dias do Rali da Suécia, Thierry Neuville aproveitou segundo lugar no último estágio de sexta para terminar em primeiro, à frente de Kalle Rovanperä e Elfyn Evans

COMO FOI O TERCEIRO DIA DA PRÉ-TEMPORADA DA FÓRMULA 1 2022 EM BARCELONA | Briefing

O WRC, Mundial de Rali da FIA, retornou para sua segunda etapa da temporada 2022 nesta sexta-feira (25), na Suécia, com os sete primeiros estágios dos três dias de disputa. E em um dia que reservou batalhas acirradas pela primeira colocação, Thierry Neuville tomou o primeiro lugar para a Hyundai no último estágio do dia para fechar na primeira colocação junto a seu navegador Martijn Wydaeghe. Neste sábado, mais seis estágios dão prosseguimento à competição — que se encerra no domingo.

A liderança de Neuville não veio facilmente, já que o vencedor do sétimo estágio foi o finlandês Kalle Rovanperä, que terminou atrás do belga por apenas 4s3 na classificação geral. Thierry chegou na segunda colocação, apenas 1s1 atrás de Rovanperä, mas foi o suficiente para tomar a liderança do britânico Elfyn Evans, da Toyota.

O então líder da classificação não conseguiu emplacar um bom resultado no último estágio do dia e terminou apenas na sétima colocação, 9s1 atrás do vencedor. Com isso, Evans perdeu duas posições na tabela e além de ver Neuville assumir o primeiro lugar, perdeu o segundo posto para Rovanperä.

Rovanperä arrancou uma vitória por 1s1 sobre Neuville no último estágio de sexta para alcançar o segundo lugar (Foto: WRC)

Companheiro de equipe de Evans na Toyota, o finlandês Esapekka Lappi também teve um bom primeiro dia de disputas na Suécia — e assim como o parceiro, não conseguiu um bom resultado no sétimo estágio e caiu do terceiro para o quarto lugar, 8s8 atrás do líder Neuville.

Abaixo de Lappi, a diferença dos pilotos para os competidores da ponta aumentou drasticamente. O quinto colocado ao final do dia, Oliver Solberg, chegou a ocupar a segunda colocação — mas encerrou a sexta-feira com 28s1 de desvantagem para a liderança.

Em sexto lugar, o japonês Takamoto Katsuta fechou à frente do francês Adrien Formaux e do britânico Gus Greensmith entre os participantes da classe principal que conseguiram completar o primeiro dia de atividades.

Elfyn Evans chegou a liderar até o último estágio, mas perdeu a ponta para Neuville no final do primeiro dia (Foto: WRC)

O primeiro dia na Suécia, por sua vez, representou um verdadeiro pesadelo para Ott Tänak e Craig Breen, que precisaram abandonar. O estoniano sofreu com um problema híbrido em sua Hyundai e deixou a disputa — isso após estrear com vitória no primeiro estágio e conseguir outro triunfo no quinto, ficando a apenas 1s1 da liderança.

O irlandês, por sua vez, abandonou por um erro próprio após perder o controle do carro em local de elevação e bater em um dos bancos de neve que delimitam a pista. Breen ficou com o carro atravessado e não conseguiu sair do trecho, com danos que o fizeram abandonar o dia.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O Rali da Suécia retorna neste sábado, com mais seis estágios no segundo dia de disputas. Vencedor da etapa de abertura do campeonato, em Mônaco, a lenda Sébastien Loeb não disputará a temporada completa e já se ausenta na segunda corrida, na Suécia.

O Mundial de Rali ainda vai passar por Croácia, Portugal, Itália, Quênia, Estônia, Finlândia, Bélgica, Grécia, Nova Zelândia, Espanha e Japão.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.